A educação ambiental no município de Bonito - PE : a prática pedagógica do professor
Visualizar/ Abrir
Data
2022-02-10Autor
Pinto, Lucas Luãn Correia
http://lattes.cnpq.br/0275158090098055
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa foi realizada entre os meses de novembro (2021) e janeiro
(2022), possui como objetivo identificar e analisar a Educação Ambiental produzida
pelos professores de Geografia e de Educação Ambiental do município de Bonito PE, que se destaca por ser o primeiro município do Brasil a adquirir os direitos à
natureza e ter como potencial a sua influência nas belezas naturais como os parques
ecológicos que influenciam diretamente na sua ligação com a Educação Ambiental,
para que consiga motivar as escolas públicas do município em se informarem mais
com seu meio ambiente natural. Sendo assim, o município, abraçado por essa razão
natural, consegue produzir um trabalho de destaque para a educação formal e não
formal. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, realizada através da análise
de documentos curriculares – como o Parâmetro Curricular Nacional; a Base Comum
Curricular; e o Projeto Político Pedagógico da escola pesquisada. Foram realizadas
entrevistas, efetuadas de forma remota, fazendo-se uso das plataformas do Google
por conta da Pandemia do Covid-19, com professores do ensino Fundamental Anos
finais, das disciplinas de Geografia e de Educação Ambiental. Constatamos em nosso
trabalho que não há, na escola, uma diretriz para a inserção dessa temática –
Educação Ambiental – no dia a dia da instituição, apesar de compartilhar com alguns
de seus princípios. Observamos, também, que existe o esforço de se trabalhar a
dimensão ambiental por parte dos professores, porém não existe muitos incentivos
por parte da Secretaria de Educação que não contribui para haver uma ligação entre
a mesma e a Secretaria de Meio Ambiente para que haja a inserção da temática e
projetos com as escolas da rede pública de Bonito-PE. Os docentes não foram
preparados para trabalhar a Educação Ambiental, quer seja nas faculdades que
cursaram, quer seja em programas de formação continuada, não podendo dar suporte
necessário aos seus alunos. A pesquisa mostra que as práticas e políticas
educacionais de Educação Ambiental desenvolvidas em que se mostram com caráter
específico e se distanciam das recomendações dos Parâmetros Curriculares
Nacionais, por não serem executadas de forma transversal e contínua.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: