Desafios da residência pedagógica em modalidade remota na pandemia da COVID 19 no IFPE campus Barreiros
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-01Autor
Carvalho, Flaviano Rosas de
http://lattes.cnpq.br/2806775898563769
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho trata da análise de uma experiência desenvolvida pelos licenciandos em Química do IFPE-Campus Barreiros em conjunto com o professor preceptor. Tem por objetivo geral relatar a experiência vivida na residência pedagógica no curso de licenciatura de Química em tempos de pandemia, em que, o primeiro módulo foi realizado na EREM -Tamandaré nas turmas do 1o ao 3o ano do ensino médio utilizando o WhatsApp e, o 2o e 3o módulos, no IFPE-Barreiros com todas as turmas dos primeiros anos do técnico em agropecuário integrados ao ensino médio. Os resultados apontam as atividades das aulas remotas vivenciadas com os alunos, bem como, os desafios enfrentados no período de residência pedagógica nos tempos pandêmicos, período em que, utilizou-se de atividades lúdicas da plataforma Google Classroom e suas ferramentas, além de outros instrumentos para gravação de aulas que foram disponibilizadas na sala remota da preceptora. Frente a tais circunstancias, destacam-se as percepções e obstáculos enfrentados pelos residentes e estudantes do programa com ênfase aos impactos em um cenário de ensino remoto. Das atividades relatadas, conclui-se que a experiência vivida pelos licenciandos do curso de química nas aulas remotas contribuiu de maneira positiva para evolução da construção do saber dos residentes, como também, que o engajamento e construção desta nova realidade por parte de todos que participaram do programa mostrou-se extremamente proveitoso em todo período de execução
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: