Desafios, adaptações e aprendizagens no ensino fundamental II da escola municipal Conselheiro Euclides Celso durante a pandemia do COVID-19
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-12Autor
Silva, Gilson José da
http://lattes.cnpq.br/8291989553267275
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Com a ocorrência da pandemia de covid-19 no Brasil no início de 2020, a sociedade teve que rever seus hábitos e viver em isolamento social por um tempo. Mediante a esse isolamento, a educação teve que se adaptar para que a oferta de ensino não parasse, com isso as instituições educacionais buscaram formas para que o ensino fosse ofertado à distância no período pandêmico. Nesse sentido, o presente trabalho teve o intuito de analisar como ocorreram as aulas nas turmas do fundamental II da Escola Municipal Conselheiro Euclides Celso durante o período da pandemia de Covid-19. A obtenção de dados foi realizada na plataforma Google forms, onde foram produzido dois tipos de questionários (discentes e docentes) que foram aplicados na escola alvo do estudo, os questionários foram formados por perguntas sobre como ocorriam as aulas na pandemia, os meios utilizados, adaptações, estratégias e métodos de ensino. Após a obtenção dos resultados, eles foram analisados e organizados em gráficos e tabelas. Considerando os resultados obtidos, nas respostas dos discentes foi perceptível que o modelo de aula que eles mais frequentaram durante a pandemia foi o modo on-line, porém, os professores buscavam outros meios para alcanças os discentes que não possuíam acesso à tecnologia, como o envio de atividades e trabalhos. Segundo os discentes, os professores contextualizavam as aulas e procuravam maneiras diferentes de passar o conteúdo para eles. Já nos resultados dos docentes, eles afirmaram que foi difícil se adaptar a essa mudança brusca para o ensino remoto, porém, mesmo com todos os desafios, no final do processo, eles se sentirão satisfeitos com as aulas que foram ofertadas. Mediante os resultados, foi possível concluir que mesmo com todas as dificuldades, a escola conseguiu que as aulas continuassem de modo remoto, e, utilizando variados métodos de ensino, foi possível que o aluno chegasse ao aprendizado, porém, ficou nítida a importância da tecnologia para educação, não só para a continuidade das aulas, mas também, para que todos consigam ter acesso e utilizá-las de modo educacional e, consequentemente haja a facilitação do aprendizado
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: