• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Abordagem pedagógica no ensino de química em tempos de aulas remotas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC_AbordagemPedagógicaNoEnsinoDeQuímicaEmTemposDeAulasRemotas.pdf (459.7Kb)
    Data
    2020-12-17
    Autor
    Silva, Polianne Andreza dos Santos
    http://lattes.cnpq.br/6705589296860074
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Esta monografia tem como objetivo descrever as abordagens pedagógicas que dão suporte aos professores de Química durante o isolamento social. No ano de 2020, a maioria das escolas no mundo tiveram que suspender as aulas presenciais. Uma medida preventiva na tentativa de diminuir a propagação da pandemia do COVID-19, devido à crise sanitária mundial provocado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Por conta do prolongamento do surto do COVID-19 e para dar continuidade ao ano letivo, as aulas passaram a ser remotas. Em vista disso, algumas tecnologias digitais passaram a integrar a rotina educacional de modo mais veemente, e de certo modo, tornaram-se essenciais para a efetivação, sobretudo, de aulas e outras atividades antes feitas presencialmente, no caso dos cursos presenciais. Nesse sentido, a educação presencial, ao migrar para o espaço virtual, assumiu novas perspectivas no ensino e aprendizagem através das aulas remotas. Nesta pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa e o questionário online Google formulário, como instrumento de coleta de dados. Apresenta-se respostas às questões como: Qual a abordagem pedagógica que dá suporte a prática docente de Química nas atividades remotas? Quais são as metodologias que estão sendo utilizadas pelo professor nas aulas online de Química? Quais as tecnologias digitais o professor utiliza nas aulas online de Química? Os resultados apontaram que a maioria dos professores possuem uma abordagem progressista em suas atividades remotas; que os professores propõem atividades que estimulam a produção, participação e autoria dos estudantes e que eles utilizam metodologias sob as perspectivas de Lima (2012) e Silva (2011) tais como: pesquisa, contextualização, construção de materiais didáticos, experimentação e atividade lúdica.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/245
    Collections
    • Licenciatura em Física
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião