Abordagem pedagógica no ensino de química em tempos de aulas remotas
Data
2020-12-17Autor
Silva, Polianne Andreza dos Santos
http://lattes.cnpq.br/6705589296860074
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta monografia tem como objetivo descrever as abordagens pedagógicas que dão
suporte aos professores de Química durante o isolamento social. No ano de 2020, a
maioria das escolas no mundo tiveram que suspender as aulas presenciais. Uma
medida preventiva na tentativa de diminuir a propagação da pandemia do COVID-19,
devido à crise sanitária mundial provocado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Por
conta do prolongamento do surto do COVID-19 e para dar continuidade ao ano letivo,
as aulas passaram a ser remotas. Em vista disso, algumas tecnologias digitais
passaram a integrar a rotina educacional de modo mais veemente, e de certo modo,
tornaram-se essenciais para a efetivação, sobretudo, de aulas e outras atividades
antes feitas presencialmente, no caso dos cursos presenciais. Nesse sentido, a
educação presencial, ao migrar para o espaço virtual, assumiu novas perspectivas no
ensino e aprendizagem através das aulas remotas. Nesta pesquisa utilizou-se uma
abordagem qualitativa e o questionário online Google formulário, como instrumento
de coleta de dados. Apresenta-se respostas às questões como: Qual a abordagem
pedagógica que dá suporte a prática docente de Química nas atividades remotas?
Quais são as metodologias que estão sendo utilizadas pelo professor nas aulas online
de Química? Quais as tecnologias digitais o professor utiliza nas aulas online de
Química? Os resultados apontaram que a maioria dos professores possuem uma
abordagem progressista em suas atividades remotas; que os professores propõem
atividades que estimulam a produção, participação e autoria dos estudantes e que
eles utilizam metodologias sob as perspectivas de Lima (2012) e Silva (2011) tais
como: pesquisa, contextualização, construção de materiais didáticos, experimentação
e atividade lúdica.