Os conteúdos de química sob o olhar dos estudantes: perspectivas das aulas remotas
Visualizar/ Abrir
Data
2021-02-24Autor
Oliveira, Jeane Maria de Lima
http://lattes.cnpq.br/2042071423565285
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve como objetivo geral descrever as perspectivas dos estudantes com relação aos conteúdos de Química nas aulas remotas. A discussão destacou os elementos mediadores no processo de ensino aprendizagem, especificamente os conteúdos, fundamentados principalmente em Zabala (1998). A abordagem da pesquisa foi qualitativa, do tipo descritiva. Utilizou-se o questionário, de forma online, para construção dos dados. O campo empírico foi um Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e os sujeitos participantes foram os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Em relação às perspectivas dos estudantes sobre os conteúdos de Química nas aulas remotas, constatou-se que estes têm dificuldades em perceber relações desse componente curricular com o cotidiano e suas contribuições para a vida pessoal e profissional, independente da área de escolha do sujeito para atividade profissional. Além disso, os estudantes pontuaram que os conteúdos relacionados a estequiometria e ao estudo dos gases ideais como sendo os mais difíceis de aprender entre os conteúdos estudados nas aulas remotas. Neste caso, observa-se a necessidade dos conhecimentos de base Matemática e da Língua Portuguesa para que os estudantes tenham uma melhor compreensão de cálculos, fórmulas e teorias, de maneira contextualizada e com metodologias adaptadas à condição de comunicação a distância.