• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Os conteúdos de química sob o olhar dos estudantes: perspectivas das aulas remotas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC_OsConteúdosDeQuímicaSobOOlharDosEstudantes.pdf (1.533Mb)
    Data
    2021-02-24
    Autor
    Oliveira, Jeane Maria de Lima
    http://lattes.cnpq.br/2042071423565285
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este estudo teve como objetivo geral descrever as perspectivas dos estudantes com relação aos conteúdos de Química nas aulas remotas. A discussão destacou os elementos mediadores no processo de ensino aprendizagem, especificamente os conteúdos, fundamentados principalmente em Zabala (1998). A abordagem da pesquisa foi qualitativa, do tipo descritiva. Utilizou-se o questionário, de forma online, para construção dos dados. O campo empírico foi um Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e os sujeitos participantes foram os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Em relação às perspectivas dos estudantes sobre os conteúdos de Química nas aulas remotas, constatou-se que estes têm dificuldades em perceber relações desse componente curricular com o cotidiano e suas contribuições para a vida pessoal e profissional, independente da área de escolha do sujeito para atividade profissional. Além disso, os estudantes pontuaram que os conteúdos relacionados a estequiometria e ao estudo dos gases ideais como sendo os mais difíceis de aprender entre os conteúdos estudados nas aulas remotas. Neste caso, observa-se a necessidade dos conhecimentos de base Matemática e da Língua Portuguesa para que os estudantes tenham uma melhor compreensão de cálculos, fórmulas e teorias, de maneira contextualizada e com metodologias adaptadas à condição de comunicação a distância.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/344
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião