Navegação por autor "Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo"
Itens para a visualização no momento 1-17 of 17
-
Análise da evasão no curso de Licenciatura em Física do IFPE campus Pesqueira: um estudo de caso
Santos, Thamires Leite dos; http://lattes.cnpq.br/2705745689748226 (PesqueiraBrasil, 2021-03-07)Um desafio na educação brasileira é a evasão escolar no ensino superior que encontra-se em torno de 21% (BRASIL, 2018). Em pesquisa realizada entre 2013 e 2016, a taxa de evasão das Licenciaturas em Física no Brasil ... -
A aprendizagem de figuras planas: um olhar a partir das dificuldades dos alunos
Silva, Michele Barbosa da; https://lattes.cnpq.br/1122407068078152 (PesqueiraBrasil, 2023-08-08)A geometria é uma área de extrema importância dentro do currículo da disciplina de matemática; ela é apresentada aos alunos ainda na educação infantil e tem continuidade durante todo o seu ciclo escolar, por esse motivo, ... -
Avaliação da aprendizagem de Física: um estudo com professores do ensino médio integrado do IFPE – campus Pesqueira
Campos, Joelbson Cesar da Silva; http://lattes.cnpq.br/7577455128548686 (PesqueiraBrasil, 2022-06-28)A avaliação possibilita acompanhar os processos de aprendizagem e redirecionar o trabalho do professor. Nesta pesquisa, analisamos as práticas avaliativas de docentes da disciplina Física do Ensino Médio Integrado do ... -
Avaliação em matemática durante a pandemia de covid-19: um estudo de caso
Araújo, Sueli Almeida de; http://lattes.cnpq.br/9222005408692027 (PesqueiraBrasil, 2022-02-16)Diante de uma nova realidade ocasionada pela pandemia da COVID – 19, muitas mudanças ocorreram nos processos de ensino e aprendizagem, sobretudo, no processo de avaliação. O objetivo deste estudo consistiu em analisar ... -
Como a música pode auxiliar no ensino de física
Avelino, Assíria Maria Teixeira; https://lattes.cnpq.br/2009520858140505 (PESQUEIRABrasil, 2023-08-24)Este estudo, cujo tema é “Como a música pode auxiliar no ensino de Física”, busca analisar como a Física é vista em sala de aula pelos alunos e compreender que a Física vai muito além do que apenas a aplicação de fórmulas. ... -
Diálogos entre a teoria da aprendizagem significativa e a neuroaprendizagem para o ensino de física
Lima, Mateus Henrique de Melo; http://lattes.cnpq.br/2872031550606148 (PesqueiraBrasil, 2022-07-28)Esse artigo é um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Neuroaprendizagem (NA). A TAS tem Marco Antonio Moreira como seu principal teórico citado neste artigo, ... -
Energia nuclear: a concepção de estudantes sobre a construção de uma usina nuclear em seu município
Junior Pereira, David; http://lattes.cnpq.br/2054159402597351 (PEREIRA, David Júnior; GALINDO, Joaci. Energia Nuclear: a concepção de estudantes sobre a construção de uma usina nuclear em seu município. 2023. 23 f. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.Brasil, 2023-02-09)O presente estudo está associado a uma contribuição sobre a importância da discussão de alguns aspectos relativos à implantação de centrais nucleares no Brasil e procurou compreender sobre os possíveis efeitos na sociedade ... -
Ensino de física para pessoa com deficiência intelectual: um estudo de caso
Silva, Andreza Merquiades da; http://lattes.cnpq.br/8382606562526452 (PesqueiraBrasil, 2023-02-14)A inclusão de pessoas com deficiência, em turmas regulares, é um direito estabelecido por lei. A deficiência que foi discutida nesta pesquisa foi a intelectual. De acordo com AAIDD (2023), a deficiência intelectual é ... -
Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores de Física do IFPE – campus Pesqueira
Silva, Paulo César Bispo da; http://lattes.cnpq.br/0427707802756052 (PesqueiraBrasil, 2022-02-17)O Ensino Médio integrado à educação profissional busca favorecer uma educação integral através da integração das dimensões sociais da vida: trabalho, cultura, ciência e tecnologia. No entanto, a recente reforma do Ensino ... -
Fenômenos ondulatórios: uma proposta de sequência de ensino para turmas do ensino fundamental
Rodrigues, Samuel de Santana; https://lattes.cnpq.br/8486504659430147 (PESQUEIRABrasil, 2023-12-06)O objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições da implementação de uma proposta de sequência de ensino, abordando os fenômenos ondulatórios, em turmas com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental em Ciências, ... -
Formação de professores de matemática para inclusão de discalcúlicos : um estudo de caso
Oliveira, Ana Júlia de; http://lattes.cnpq.br/6705759385748945 (PesqueiraBrasil, 2022-02-12)Este trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica que teve como objetivo a análise da formação de professores de licenciatura em matemática no que diz respeito à educação inclusiva, especificamente, sobre a ... -
A formação docente inicial ofertada pelo curso de graduação em matemática do IFPE- Campus Pesqueira : sob o olhar dos egressos
Silva, Sonielza da; http://lattes.cnpq.br/0575835355676278 (PesqueiraBrasil, 2022-02-18)O presente trabalho trata de uma análise da formação inicial ofertada pelo curso da graduação em matemática do IFPE/campus Pesqueira sob o olhar dos egressos. Especificamente, buscou-se analisar quais as contribuições ... -
A Geometria na educação infantil: opiniões e práticas pedagógicas de professores
Guedes, Maria Janaína Bezerra da Silva; http://lattes.cnpq.br/5704335097561320 (PesqueiraBrasil, 2023-02-15)Este estudo buscou analisar as opiniões dos professores e como eles desenvolvem o trabalho pedagógico relacionado ao ensino de Geometria na Educação Infantil. Para tanto, recorremos à pesquisa qualitativa e utilizamos ... -
Introdução à astronomia estelar: análise de um minicurso online sobre as estrelas
Santos, Maria Franciely Freitas dos; http://lattes.cnpq.br/0194934005077164 (PesqueiraBrasil, 2021-12-30)A astronomia é o tipo de assunto que naturalmente desperta a curiosidade das pessoas, independentemente de sua faixa etária. A internet é capaz de conectar pessoas no mundo inteiro. Logo, preparar um curso de astronomia ... -
Jogos matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental
Oliveira, Tamires de Souza; https://lattes.cnpq.br/6354893696465891 (PesqueiraBrasil, 2022-08-05)O presente artigo com o tema Jogos Matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental tem como metodologia a utilização de jogos como recursos facilitadores ... -
Ser professor/a de Física no Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores/as do IFPE - campus Pesqueira
Silva, Naiane Gomes da; http://lattes.cnpq.br/8166057025415020 (PESQUEIRABrasil, 2023-12-27)A formação de professores para o Ensino Médio Integrado exige uma abordagem didático-metodológica condizente com as demandas dos processos de ensino e aprendizagem desse ensino. Nesse cenário, neste trabalho, temos, como ... -
O uso de mapas conceituais como objeto para o ensino de estática no primeiro ano do ensino médio
Silva, Gustavo Luiz da; https://lattes.cnpq.br/5804843947850610 (PESQUEIRABrasil, 2024-02-21)O presente estudo propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Estática no primeiro ano do ensino médio, empregando a ferramenta pedagógica dos mapas conceituais. Os mapas conceituais são recursos gráficos que visam ...