Ser professor/a de Física no Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores/as do IFPE - campus Pesqueira
Data
2023-12-27Autor
Silva, Naiane Gomes da
http://lattes.cnpq.br/8166057025415020
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A formação de professores para o Ensino Médio Integrado exige uma abordagem
didático-metodológica condizente com as demandas dos processos de ensino e
aprendizagem desse ensino. Nesse cenário, neste trabalho, temos, como objetivo
geral, analisar as representações sociais do ser professor/a de Física no Ensino Médio
Integrado construídas por professores/as do IFPE – campus Pesqueira. O referencial
teórico de base é a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. O estudo
é de natureza qualitativa. Para a coleta, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para
a análise, a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Participaram cinco
professores de Física. Os resultados mostraram que, para os participantes, ser
professor de Física no Ensino Médio Integrado é ajudar a mudar vidas, é
repassar/compartilhar conhecimentos e é um desafio. Essas representações sociais
foram construídas a partir das experiências dos professores durante a atuação
docente. Ressaltamos que a pesquisa poderá contribuir para os processos de
formação inicial e continuada de docentes que atuam e/ou atuarão no Ensino Médio
Integrado.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: