Fenômenos ondulatórios: uma proposta de sequência de ensino para turmas do ensino fundamental
Data
2023-12-06Autor
Rodrigues, Samuel de Santana
https://lattes.cnpq.br/8486504659430147
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Mostrar registro completoResumo
O objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições da implementação de uma
proposta de sequência de ensino, abordando os fenômenos ondulatórios, em turmas
com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental em Ciências, utilizando
experimentos com materiais de baixo custo. A proposta compreendeu três momentos
distintos. O primeiro momento consistiu na aplicação de um teste de sondagem para
avaliar os conhecimentos dos estudantes, essencial para identificar lacunas e adaptar
a abordagem didática. O segundo momento consistiu na construção prática da
sequência experimental, utilizando materiais de baixo custo e os envolvendo na
montagem. Selecionamos três experimentos: a Máquina de Ondas, para explorar
conceitos de ondas mecânicas; a Interferência em Bacia de Água, para investigar
interferências construtivas e destrutivas; e o experimento de Fenda Dupla para Luz,
para estudar ondas eletromagnéticas. O terceiro momento consistiu na aplicação de
um teste final para analisar os avanços na aprendizagem após a implementação da
sequência de ensino. A coleta de dados envolveu 119 estudantes. Os resultados
indicaram que a experimentação na sequência de ensino foi uma boa alternativa
didática e contribui para o processo de ensino e aprendizagem. Expandimos a
possibilidade de utilização da proposta de sequência de ensino para turmas de Física
no ensino médio para contextualização do ensino de ondulatória.
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