Diálogos entre a teoria da aprendizagem significativa e a neuroaprendizagem para o ensino de física
Data
2022-07-28Autor
Lima, Mateus Henrique de Melo
http://lattes.cnpq.br/2872031550606148
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse artigo é um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, sobre a Teoria da
Aprendizagem Significativa (TAS) e Neuroaprendizagem (NA). A TAS tem Marco
Antonio Moreira como seu principal teórico citado neste artigo, já a NA as pesquisas
são escassas, mas destacamos o trabalho de Guilherme Brockington que relaciona
neurociência e ensino de Física. Este artigo teve como objetivo encontrar pontos de
convergência e divergência entre essas duas teorias. A partir dessas relações
desenvolvemos um material que contém orientações que visam auxiliar professores
e professoras de Física do Ensino Médio na construção de aulas que contribuam
para uma aprendizagem significativa. Além do material com as orientações, essa
pesquisa traz subsídios teóricos/práticos para professores na área de Ensino de
Física, contribuindo com sua prática docente.