• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores de Física do IFPE – campus Pesqueira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Ensino Médio Integrado_representações sociais construídas por professores de Física do IFPE _campus Pesqueira.pdf (284.9Kb)
    Data
    2022-02-17
    Autor
    Silva, Paulo César Bispo da
    http://lattes.cnpq.br/0427707802756052
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O Ensino Médio integrado à educação profissional busca favorecer uma educação integral através da integração das dimensões sociais da vida: trabalho, cultura, ciência e tecnologia. No entanto, a recente reforma do Ensino Médio trouxe retrocessos para esse ensino. Nesse contexto, temos como objetivo geral analisar as representações sociais do Ensino Médio Integrado construídas por professores de Física do IFPE - campus Pesqueira. Constituíram-se referenciais teóricos sobre o Ensino Médio Integrado autores como: Ramos (2008, 2017), Ciavatta (2003, 2005, 2008) e Frigotto (2005). O referencial teórico é a Teoria das Representações Sociais, cunhada por Serge Moscovici. A pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram quatro professores de Física do Ensino Médio Integrado do IFPE - campus Pesqueira. Para a coleta das informações, realizada de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. A maioria dos professores construiu representações sociais que se aproximam da concepção de Ensino Médio Integrado. Nossos resultados mostraram que parte dos professores representa, como finalidade do Ensino Médio Integrado, a formação integral do estudante, que envolve a preparação para o mundo do trabalho. No entanto, percebemos também construções representacionais que se distanciam dos princípios basilares desse ensino, como a ideia de que a sua função é a preparação para o mercado de trabalho. Este estudo pode contribuir para a formação de professores que atuam no Ensino Médio Integrado, além de trazer novas reflexões sobre esse ensino diante da recente reforma do Ensino Médio.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/536
    Collections
    • Licenciatura em Física
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião