Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores de Física do IFPE – campus Pesqueira
Data
2022-02-17Autor
Silva, Paulo César Bispo da
http://lattes.cnpq.br/0427707802756052
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Ensino Médio integrado à educação profissional busca favorecer uma educação
integral através da integração das dimensões sociais da vida: trabalho, cultura, ciência
e tecnologia. No entanto, a recente reforma do Ensino Médio trouxe retrocessos para
esse ensino. Nesse contexto, temos como objetivo geral analisar as representações
sociais do Ensino Médio Integrado construídas por professores de Física do IFPE -
campus Pesqueira. Constituíram-se referenciais teóricos sobre o Ensino Médio
Integrado autores como: Ramos (2008, 2017), Ciavatta (2003, 2005, 2008) e Frigotto
(2005). O referencial teórico é a Teoria das Representações Sociais, cunhada por
Serge Moscovici. A pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram quatro
professores de Física do Ensino Médio Integrado do IFPE - campus Pesqueira. Para
a coleta das informações, realizada de forma remota devido à pandemia do novo
coronavírus, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos a
Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. A maioria dos professores
construiu representações sociais que se aproximam da concepção de Ensino Médio
Integrado. Nossos resultados mostraram que parte dos professores representa, como
finalidade do Ensino Médio Integrado, a formação integral do estudante, que envolve
a preparação para o mundo do trabalho. No entanto, percebemos também
construções representacionais que se distanciam dos princípios basilares desse
ensino, como a ideia de que a sua função é a preparação para o mercado de trabalho.
Este estudo pode contribuir para a formação de professores que atuam no Ensino
Médio Integrado, além de trazer novas reflexões sobre esse ensino diante da recente
reforma do Ensino Médio.