Ensino de física para pessoa com deficiência intelectual: um estudo de caso
Visualizar/ Abrir
Data
2023-02-14Autor
Silva, Andreza Merquiades da
http://lattes.cnpq.br/8382606562526452
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A inclusão de pessoas com deficiência, em turmas regulares, é um direito
estabelecido por lei. A deficiência que foi discutida nesta pesquisa foi a intelectual.
De acordo com AAIDD (2023), a deficiência intelectual é caracterizada por critérios
conceituais, sociais e práticos, podendo ser classificada como leve, moderada ou
avançada. O objetivo desse artigo é analisar estratégias, utilizadas por um professor
de Física, com suporte da monitoria inclusiva, na disciplina de Física I (Mecânica),
para ensinar uma estudante com Deficiência Intelectual Leve no curso de
Bacharelado em Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A
fundamentação teórica foi construída com base nos trabalhos de Veltrone (2011 e
2012), Reis (2018), Santos (2019), Pimentel (2018) e Moreira (2011), sobre como
uma pessoa com deficiência intelectual pode aprender de forma significativa.
Partindo de um estudo de caso e utilizando a análise de conteúdo de Bardin (2009),
analisou-se registros de gravação de aulas, documentos escritos para a avaliação
da aprendizagem e diários de bordo, a fim de coletar dados e refletir sobre eles.
Esse estudo contou com 3 participantes, o Professor da Disciplina (PD), a estudante
com Deficiência Intelectual Leve e a Monitora Inclusiva. Observamos que, a
utilização dos recursos didáticos aliados a uma intermediação adequada dos
conteúdos, podem ocasionar uma aprendizagem significativa. Conclui-se que as
estratégias de ensino utilizadas pelo professor, diante do contexto, foram favoráveis
para a aprendizagem da aluna com deficiência intelectual, como também a presença
da monitora inclusiva durante todo processo de ensino aprendizagem.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: