Como a música pode auxiliar no ensino de física
Visualizar/ Abrir
Data
2023-08-24Autor
Avelino, Assíria Maria Teixeira
https://lattes.cnpq.br/2009520858140505
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo, cujo tema é “Como a música pode auxiliar no ensino de Física”, busca
analisar como a Física é vista em sala de aula pelos alunos e compreender que a Física
vai muito além do que apenas a aplicação de fórmulas. O trabalho tem como objetivo
entender como seria a inclusão da música em sala de aula para auxiliar no ensino de
física, junto com a utilização do cavaquinho como instrumento expositor de ensino. A
metodologia proposta é um estudo de caso, após uma revisão da literatura sobre o
estudo do uso da música no ensino de Física, será debatido o desenvolvimento da
aplicação de um questionário e a demonstração de uma aula simples com o tema Física
e Música, utilizando o cavaquinho como instrumento mediador de ensino, onde foram
utilizadas turmas de 2o ano do Ensino Médio, a qual os alunos puderam analisar a
qualidade da aula aplicada e a forma como foi exposto o conteúdo. Concluímos que a
música pode facilitar o ensino de física diante das pesquisas realizadas e como a
inclusão de um instrumento seja musical ou não, traz pontos positivos para a
aprendizagem, chamando a atenção dos alunos e trazendo-os para realidade.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Esportes de raquete: bora povo!
Cynthia Roberta dos Santos Monteiro Jorge Corrêa; Andreza Maria de Lima (Os autores, 2024-06-17) -
Dos atomistas ao átomo moderno: um resgate histórico da evolução dos modelos atômicos
Silva, Kaio Moab de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7047291631722687 (PesqueiraBrasil, 2021-02-25)O presente trabalho traz um levantamento da evolução dos modelos atômicos, partindo do pensamento grego com as primeiras ideais dos atomistas, passando pelos modelos atômicos da era clássica e culminando com os modelos ... -
Investigando as contribuições da aplicação de experimentos para o ensino de física no ensino médio
Silva, Luiz Gabriel de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5557299489362596 (PESQUEIRABrasil, 2023-12-11)Considerando a importância das Práticas Experimentais no Ensino de Física, a referente pesquisa trata de analisar se tal utilização nas aulas de Física no Ensino Médio contribuem para uma melhor aprendizagem dos estudantes ...