• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Jogos matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Jogos matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental.pdf (258.5Kb)
    Data
    2022-08-05
    Autor
    Oliveira, Tamires de Souza
    https://lattes.cnpq.br/6354893696465891
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente artigo com o tema Jogos Matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental tem como metodologia a utilização de jogos como recursos facilitadores no ensino das quatro operações matemáticas. Embasados na teoria autores como Vygotsky (2002) e Piaget (1975, 1996) que recomendam e defendem a utilização de jogos no ensino. A pesquisa foi realizada tendo uma abordagem qualitativa, com características de pesquisa-ação. Teve como público-alvo estudantes de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental e uma professora de matemática de uma Escola Indígena Estadual, localizada na área rural do Município de Pesqueira- PE. Os dados revelaram que os jogos são recursos importantes que despertam interesse e tem como efeito positivo o aumento da participação, interação, envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem das quatro operações desde que seja planejado e desenvolvido com foco e objetivo. Pretendemos, portanto, com esse estudo provocar uma reflexão acerca da relevância do uso de jogos como ferramenta importante ao processo de ensino-aprendizagem da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, como forma de superação do ensino mecânico, repetitivo, sem significado.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/986
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião