Jogos matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/986/Jogos%20matem%c3%a1ticos%20como%20instrumentos%20facilitadores%20no%20ensino%20das%20quatro%20opera%c3%a7%c3%b5es%20nas%20s%c3%a9ries%20finais%20do%20ensino%20fundamental.pdf.jpg?sequence=4&isAllowed=y)
Data
2022-08-05Autor
Oliveira, Tamires de Souza
https://lattes.cnpq.br/6354893696465891
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo com o tema Jogos Matemáticos como instrumentos facilitadores
no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental tem como
metodologia a utilização de jogos como recursos facilitadores no ensino das quatro
operações matemáticas. Embasados na teoria autores como Vygotsky (2002) e
Piaget (1975, 1996) que recomendam e defendem a utilização de jogos no ensino. A
pesquisa foi realizada tendo uma abordagem qualitativa, com características de
pesquisa-ação. Teve como público-alvo estudantes de uma turma do 6º ano do
Ensino Fundamental e uma professora de matemática de uma Escola Indígena
Estadual, localizada na área rural do Município de Pesqueira- PE. Os dados
revelaram que os jogos são recursos importantes que despertam interesse e tem
como efeito positivo o aumento da participação, interação, envolvimento dos alunos
no processo de aprendizagem das quatro operações desde que seja planejado e
desenvolvido com foco e objetivo. Pretendemos, portanto, com esse estudo provocar
uma reflexão acerca da relevância do uso de jogos como ferramenta importante ao
processo de ensino-aprendizagem da matemática nos anos finais do Ensino
Fundamental, como forma de superação do ensino mecânico, repetitivo, sem
significado.