• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Avaliação da aprendizagem de Física: um estudo com professores do ensino médio integrado do IFPE – campus Pesqueira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Avaliação da aprendizagem de Física_ um estudo com professores do Ensino Médio Integrado do IFPE – campus Pesqueira.pdf (896.7Kb)
    Data
    2022-06-28
    Autor
    Campos, Joelbson Cesar da Silva
    http://lattes.cnpq.br/7577455128548686
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A avaliação possibilita acompanhar os processos de aprendizagem e redirecionar o trabalho do professor. Nesta pesquisa, analisamos as práticas avaliativas de docentes da disciplina Física do Ensino Médio Integrado do IFPE – campus Pesqueira. Constituíram-se referenciais teóricos de avaliação autores como: Hoffman (2001, 2017) e Luckesi (1999, 2011). Esta pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram três docentes. Para a coleta de dados, realizado de forma remota, utilizamos o questionário. Para a análise, a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados mostraram que a prática avaliativa de utilização da prova é recorrente, porém não de forma exclusiva. Os professores utilizam uma diversidade de instrumentos de coleta de dados nas suas práticas avaliativas. O direcionamento que realizam (ou não) nos processos de ensino e aprendizagem a partir dos dados coletados nesses instrumentos parecem revelar que há práticas que ora se aproximam da concepção de avaliação como medida, ora de uma concepção formativa. Os resultados sugerem a realização de novos estudos que aprofundem nossos achados. Esta pesquisa poderá contribuir com a formação inicial e continuada de professores que atuam não apenas no componente curricular Física, mas em qualquer disciplina no Ensino Médio Integrado, pois viabiliza uma reflexão relevante sobre as práticas avaliativas utilizadas nesse ensino.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/644
    Collections
    • Licenciatura em Física
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião