Avaliação da aprendizagem de Física: um estudo com professores do ensino médio integrado do IFPE – campus Pesqueira
Data
2022-06-28Autor
Campos, Joelbson Cesar da Silva
http://lattes.cnpq.br/7577455128548686
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A avaliação possibilita acompanhar os processos de aprendizagem e
redirecionar o trabalho do professor. Nesta pesquisa, analisamos as práticas
avaliativas de docentes da disciplina Física do Ensino Médio Integrado do IFPE
– campus Pesqueira. Constituíram-se referenciais teóricos de avaliação autores
como: Hoffman (2001, 2017) e Luckesi (1999, 2011). Esta pesquisa é de
natureza qualitativa. Participaram três docentes. Para a coleta de dados,
realizado de forma remota, utilizamos o questionário. Para a análise, a Técnica
de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados mostraram que a
prática avaliativa de utilização da prova é recorrente, porém não de forma
exclusiva. Os professores utilizam uma diversidade de instrumentos de coleta de
dados nas suas práticas avaliativas. O direcionamento que realizam (ou não) nos
processos de ensino e aprendizagem a partir dos dados coletados nesses
instrumentos parecem revelar que há práticas que ora se aproximam da
concepção de avaliação como medida, ora de uma concepção formativa. Os
resultados sugerem a realização de novos estudos que aprofundem nossos
achados. Esta pesquisa poderá contribuir com a formação inicial e continuada
de professores que atuam não apenas no componente curricular Física, mas em
qualquer disciplina no Ensino Médio Integrado, pois viabiliza uma reflexão
relevante sobre as práticas avaliativas utilizadas nesse ensino.