A Geometria na educação infantil: opiniões e práticas pedagógicas de professores
Data
2023-02-15Autor
Guedes, Maria Janaína Bezerra da Silva
http://lattes.cnpq.br/5704335097561320
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo buscou analisar as opiniões dos professores e como eles desenvolvem
o trabalho pedagógico relacionado ao ensino de Geometria na Educação Infantil.
Para tanto, recorremos à pesquisa qualitativa e utilizamos como instrumento de
coleta de dados um questionário on-line e as observações de aulas de quatro
professoras de Educação infantil que atuam na rede pública municipal de uma
cidade no interior de Pernambuco. O estudo ainda buscou refletir sobre as
possibilidades didáticas e metodológicas para os professores desenvolverem
adequadamente a prática pedagógica relacionada a esses saberes. Diante de tudo
que foi coletado constatou-se que ainda há muitas lacunas no ensino da geometria
nessa faixa etária e que a prática pedagógica de Geometria na Educação Infantil
exige a utilização de métodos e estratégias de ensino que favoreçam o
desenvolvimento do raciocínio, estimulem a criatividade e possibilitem o domínio de
conceitos fundamentais de geometria, formas e noções espaciais. O estudo aponta
ainda para a necessidade de mais formação para os professores nessa área e um
aprofundamento maior dos documentos curriculares para possibilitar um melhor
desenvolvimento da prática.