• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    A Geometria na educação infantil: opiniões e práticas pedagógicas de professores

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    A Geometria na educação infantil - opiniões e práticas pedagógicas de professores.pdf (579.1Kb)
    Data
    2023-02-15
    Autor
    Guedes, Maria Janaína Bezerra da Silva
    http://lattes.cnpq.br/5704335097561320
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este estudo buscou analisar as opiniões dos professores e como eles desenvolvem o trabalho pedagógico relacionado ao ensino de Geometria na Educação Infantil. Para tanto, recorremos à pesquisa qualitativa e utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário on-line e as observações de aulas de quatro professoras de Educação infantil que atuam na rede pública municipal de uma cidade no interior de Pernambuco. O estudo ainda buscou refletir sobre as possibilidades didáticas e metodológicas para os professores desenvolverem adequadamente a prática pedagógica relacionada a esses saberes. Diante de tudo que foi coletado constatou-se que ainda há muitas lacunas no ensino da geometria nessa faixa etária e que a prática pedagógica de Geometria na Educação Infantil exige a utilização de métodos e estratégias de ensino que favoreçam o desenvolvimento do raciocínio, estimulem a criatividade e possibilitem o domínio de conceitos fundamentais de geometria, formas e noções espaciais. O estudo aponta ainda para a necessidade de mais formação para os professores nessa área e um aprofundamento maior dos documentos curriculares para possibilitar um melhor desenvolvimento da prática.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/899
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião