Análise da evasão no curso de Licenciatura em Física do IFPE campus Pesqueira: um estudo de caso
Data
2021-03-07Autor
Santos, Thamires Leite dos
http://lattes.cnpq.br/2705745689748226
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Um desafio na educação brasileira é a evasão escolar no ensino superior que
encontra-se em torno de 21% (BRASIL, 2018). Em pesquisa realizada entre 2013 e
2016, a taxa de evasão das Licenciaturas em Física no Brasil chegava a 70%
(OLIVEIRA; SILVA, 2020). Diante dessa realidade, o objetivo do presente trabalho é
compreender alguns dos principais fatores que levam os estudantes à evasão no
curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Pernambuco - Campus
Pesqueira. A pesquisa, qualitativa e bibliográfica, foi realizada a partir de um estudo
de caso com 10 licenciandos em Física, utilizado um questionário e entrevista, que
foram realizadas de forma remota devido à pandemia do Covid-19. A análise teve
uma organização direcionada a partir das perguntas elaboradas. Entre os fatores
mais relevantes que promovem a evasão escolar no curso de Física do IFPE foram
identificados: a) a dificuldade em conciliar estudo com o trabalho; b) 50% dos
estudantes relataram frustrações em relação ao curso, estas, podendo ser
sobrevindas das dificuldades em relação à matemática elementar e c) outro entrave
relatado pelos estudantes, como fator desmotivador, foi a metodologia utilizada por
alguns professores, que por vezes não favoreceu a aprendizagem. O presente
estudo sugere o prosseguimento dos programas de formação continuada dos
professores e a discussão sobre as dificuldades específicas dos alunos, algumas
dessas anteriores ao ensino superior, que podem ser sanadas com a criação e/ou
fortalecimento de políticas públicas.