• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Análise da evasão no curso de Licenciatura em Física do IFPE campus Pesqueira: um estudo de caso

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ANÁLISE DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFPE-CAMPUS PESQUEIRA Um estudo a partir da perspectiva dos estudantes evadido.pdf (896.7Kb)
    Data
    2021-03-07
    Autor
    Santos, Thamires Leite dos
    http://lattes.cnpq.br/2705745689748226
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Um desafio na educação brasileira é a evasão escolar no ensino superior que encontra-se em torno de 21% (BRASIL, 2018). Em pesquisa realizada entre 2013 e 2016, a taxa de evasão das Licenciaturas em Física no Brasil chegava a 70% (OLIVEIRA; SILVA, 2020). Diante dessa realidade, o objetivo do presente trabalho é compreender alguns dos principais fatores que levam os estudantes à evasão no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Pesqueira. A pesquisa, qualitativa e bibliográfica, foi realizada a partir de um estudo de caso com 10 licenciandos em Física, utilizado um questionário e entrevista, que foram realizadas de forma remota devido à pandemia do Covid-19. A análise teve uma organização direcionada a partir das perguntas elaboradas. Entre os fatores mais relevantes que promovem a evasão escolar no curso de Física do IFPE foram identificados: a) a dificuldade em conciliar estudo com o trabalho; b) 50% dos estudantes relataram frustrações em relação ao curso, estas, podendo ser sobrevindas das dificuldades em relação à matemática elementar e c) outro entrave relatado pelos estudantes, como fator desmotivador, foi a metodologia utilizada por alguns professores, que por vezes não favoreceu a aprendizagem. O presente estudo sugere o prosseguimento dos programas de formação continuada dos professores e a discussão sobre as dificuldades específicas dos alunos, algumas dessas anteriores ao ensino superior, que podem ser sanadas com a criação e/ou fortalecimento de políticas públicas.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/424
    Collections
    • Licenciatura em Física
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião