A aprendizagem de figuras planas: um olhar a partir das dificuldades dos alunos
Data
2023-08-08Autor
Silva, Michele Barbosa da
https://lattes.cnpq.br/1122407068078152
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A geometria é uma área de extrema importância dentro do currículo da disciplina de
matemática; ela é apresentada aos alunos ainda na educação infantil e tem
continuidade durante todo o seu ciclo escolar, por esse motivo, propõe-se, por meio
desta pesquisa, identificar quais tem sido as dificuldades encontradas pelos alunos no
processo de aprendizagem de conteúdos geométricos, sinalizando conceito e cálculo
de área de figuras planas. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal
da cidade de Pesqueira- PE, com alunos do 9o ano e o professor da disciplina de
matemática. Nesse processo, foram observadas algumas aulas e usados dois
modelos de questionários direcionados aos alunos e ao professor com questões
abertas. Os resultados encontrados não foram satisfatórios devido a discordância do
que foi explicitado pelo professor e a aplicação na sala de aula. Indicando assim a
necessidade de melhores formações para professores, visando um melhor
aproveitamento do ensino por parte dos alunos, uma formação que oriente os
professores a aplicarem metodologias por meio da utilização de materiais
pedagógicos interessantes, para melhor compreensão e aprendizagem. Por fim, por
meio do estudo, verificou-se ainda que os alunos apresentavam dificuldades básicas
de conceituação e visualização geométrica.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: