Navegação por título
Itens para a visualização no momento 597-616 of 1486
-
O ensino de física através da experimentação: desenvolvimento de um dispositivo didático para análise do movimento de queda livre de um corpo utilizando arduino e microsoft excel
(PesqueiraBrasil, 2024-10-07)No presente trabalho buscamos desenvolver um aparato experimental capaz de adquiri dados da queda de corpos sob a ação da gravidade. Este equipamento caracteriza-se pelo seu baixo custo e eficiência mostrando detalhes do ... -
Ensino de Física para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o desenvolvimento de uma sequência de ensino fundamentada no Desenho Universal para a Aprendizagem
(PesqueiraBrasil, 2024-10-01)O trabalho apresenta uma sequência de ensino e aprendizagem de Física desenvolvida com base no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que busca oferecer um ensino acessível a todos os estudantes, incluindo as ... -
Ensino de física para pessoa com deficiência intelectual: um estudo de caso
(PesqueiraBrasil, 2023-02-14)A inclusão de pessoas com deficiência, em turmas regulares, é um direito estabelecido por lei. A deficiência que foi discutida nesta pesquisa foi a intelectual. De acordo com AAIDD (2023), a deficiência intelectual é ... -
Ensino de física: a construção dos saberes docentes de professores iniciantes egressos do IFPE – campus Pesqueira
(PesqueiraBrasil, 2021-04-08)Na atualidade, observamos a conservação de práticas tradicionais no processo de ensino e aprendizagem da Física. De acordo com Huberman (2000) e Tardif (2014), a base dos saberes profissionais se forma na fase inicial ... -
Ensino de Inglês Instrumental no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: princípios norteadores e práticas educativas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-12-20)Esta dissertação, fruto de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), estudou a proposta e a prática das disciplinas de inglês instrumental nos cursos técnicos ... -
O Ensino de matemática em dialogicidade com a identidade étnico-cultural do povo indígena Xukuru do Ororubá: um estudo sobre os polígonos a partir da pintura corporal
(PesqueiraBrasil, 2021-02-12)O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada na disciplina de matemática em uma turma do 7o ano A do Ensino Fundamental da Escola Estadual Indígena Ororubá, localizada ... -
Ensino de óptica na educação básica: uma abordagem investigativa utilizando a câmera pinhole
(PesqueiraBrasil, 2025-03-21)O ensino por investigação tem se destacado como uma abordagem eficaz para promover o aprendizado significativo em disciplinas da área de Ciências, incluindo a Física. Neste estudo, analisou-se o impacto dessa metodologia ... -
Ensino de saxofone para músicos surdos do Instituto Inclusivo Sons do Silêncio: um estudo de caso
(Belo JardimBrasil, 2023-04-03)A presente pesquisa, que é um artigo científico, de natureza qualitativa, aborda o ensino do saxofone para músicos surdos participantes do Instituto Inclusivo “Sons do Silêncio”, localizado na cidade do Recife/PE. Trata-se ... -
O ensino de solos e seus recursos metodológicos sob as "lentes" da geografia escolar
(RecifeBrasil, 2017-03-08)O ensino de solos é importante para desenvolver uma consciência crítica e ambiental nos estudantes. Portanto, esse trabalho tem por objetivo analisar como o uso de recursos metodológicos pode ser utilizado como meio para ... -
O ensino do desenho técnico no Campus Garanhuns: análise e proposta de revisão das ementas dos componentes curriculares
(EaDBrasil, 2021-12-20)O debate sobre a relação entre educação e trabalho sempre subsidiou a formatação da política educacional no país. Do período escravocrata, onde a educação era restrita às elites, ao período atual, no qual as iniciativas ... -
Ensino do Direito no curso técnico de Segurança do Trabalho: uma investigação do trabalho educativo de seleção e organização dos conteúdos curriculares a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-04-30)É comum que o ensino do Direito seja associado à ampliação da cidadania política ou da consciência filosófica. Entretanto, a experiência da educação profissional e tecnológica de nível médio, marcada pela dualidade estrutural ... -
ENSINO HÍBRIDO: INVESTIGANDO OS IMPACTOS DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENGAJAMENTO DISCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IIEM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BONITO – PE
(EAD - Polo Santa Cruz do CapibaribeBrasil, 2022-02-28)A pesquisa, embora tenha interesse em utilizar valores para melhor descrever e compreender os dados obtidos está classificado tanto numa abordagem qualitativa, quanto quantitativa busca Investigar as possíveis contribuições ... -
O ensino matemático em tempos de pandemia na ótica do professor
(PesqueiraBrasil, 2021-06-21)O presente projeto traz uma análise de como tem sido para os professores lecionar e educar através do ensino remoto emergencial, além de abordar os principais desafios desse tipo de ensino. O principal objetivo dessa ... -
Ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica: a relação entre o currículo integrado e a prática pedagógica docente
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-28)Este estudo investigou o currículo no que concerne à construção de uma prática pedagógica estruturada numa concepção de educação omnilateral, que aponte para o horizonte da emancipação humana. Assim sendo, pretendemos ... -
Ensino médio integrado e educação profissional: práticas curriculares no contexto do novo ensino médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-09-05)Este estudo investiga como as práticas curriculares desenvolvidas pelos docentes do Ensino Médio Integrado se alinham ao conceito de trabalho como princípio educativo, especialmente no contexto do Novo Ensino Médio, ... -
Ensino médio integrado e formação cidadã: o exercício do controle social a partir do acesso à informação pública
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-04)Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender como o exercício do controle social a partir do acesso à informação pública pode contribuir para a formação cidadã dos estudantes do Ensino Médio Integrado em uma ... -
Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores de Física do IFPE – campus Pesqueira
(PesqueiraBrasil, 2022-02-17)O Ensino Médio integrado à educação profissional busca favorecer uma educação integral através da integração das dimensões sociais da vida: trabalho, cultura, ciência e tecnologia. No entanto, a recente reforma do Ensino ... -
Ensino Médio Integrado: representações sociais de servidores(as) Técnico-administrativos em Educação (TAES) do IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-11-01)O Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs) é uma proposição pedagógica que se compromete com a formação dos(as) estudantes em suas amplas faculdades físicas e intelectuais. Desse modo, os(as) servidores(as) ... -
Ensino remoto e as tecnologias digitais: aprendizagens construídas a partir das trocas de experiências entre professores de Química
(IpojucaBrasil, 2021-08-05)Esta monografia tem como objetivo identificar as trocas de aprendizagem que os professores de Química estão construindo a partir das suas experiências com as aulas remotas. Em março de 2020, as escolas e instituições tiveram ...