Ensino de óptica na educação básica: uma abordagem investigativa utilizando a câmera pinhole

Data
2025-03-21Autor
Lira, Ewerton Walber Faustino de Oliveira
https://lattes.cnpq.br/9096481231490714
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Mostrar registro completoResumo
O ensino por investigação tem se destacado como uma abordagem eficaz para
promover o aprendizado significativo em disciplinas da área de Ciências, incluindo a
Física. Neste estudo, analisou-se o impacto dessa metodologia no ensino de óptica
geométrica por meio da construção e experimentação com a câmera pinhole. A
pesquisa foi conduzida com estudantes do 2o ano do ensino médio de uma escola
privada em Pernambuco, utilizando um modelo baseado na proposta de Carvalho
(2012), no qual os alunos foram incentivados a formular hipóteses, conduzir
experimentos e interpretar criticamente os fenômenos ópticos. A construção e o uso
da câmera pinhole possibilitaram a exploração de conceitos fundamentais, como a
formação de imagens, a relação entre o tamanho do orifício e a nitidez, e os princípios
de propagação retilínea da luz. A análise dos resultados indica que a abordagem
investigativa favorece a aprendizagem ativa e aprimora a compreensão conceitual dos
estudantes. Além disso, foi observado um aumento no engajamento e na autonomia
dos alunos ao longo das atividades. Os achados reforçam a importância das
metodologias ativas no ensino de Física e evidenciam o potencial da experimentação
investigativa para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e eficaz.
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