Ensino de física: a construção dos saberes docentes de professores iniciantes egressos do IFPE – campus Pesqueira
Data
2021-04-08Autor
Bezerra, Cleyton José dos Santos
http://lattes.cnpq.br/2964877365692224
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Na atualidade, observamos a conservação de práticas tradicionais no processo de
ensino e aprendizagem da Física. De acordo com Huberman (2000) e Tardif (2014),
a base dos saberes profissionais se forma na fase inicial da carreira. Nesta pesquisa,
buscamos analisar a construção dos saberes docentes sobre o ensino de Física de
professores iniciantes formados no IFPE – campus Pesqueira. Foram construídas
duas categorias teóricas: “Ensino de Física na perspectiva da Alfabetização
Científica”, a partir de autores como Sasseron (2010), Carvalho (2010), Pietrocola
(2010) e Pereira e Amaral (2017), e “O professor iniciante e os saberes docentes”,
com base em autores como Huberman (2000) e Tardif (2014). A pesquisa é de
natureza qualitativa. Foram participantes três egressos do curso de Licenciatura em
Física do IFPE, campus Pesqueira, que tinham período de atuação profissional igual
ou menor do que cinco anos. O instrumento de coleta foi a entrevista semiestruturada,
realizada de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus. Para a análise,
usamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Da análise das
entrevistas emergiram duas categorias: 1) “Origens dos saberes dos professores
iniciantes sobre o Ensino de Física”; 2) “Metodologias de ensino de Física dos
professores iniciantes”. Os resultados mostraram que as origens dos saberes sobre o
ensino de Física são diversas e as metodologias de ensino de Física de maior êxito
envolvem atividades prático-experimentais. Não houve referência a outras
metodologias que promovam a Alfabetização Científica. Desse modo, indicamos a
necessidade de avançar nas metodologias de ensino de Física.