• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Ensino de física: a construção dos saberes docentes de professores iniciantes egressos do IFPE – campus Pesqueira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Ensino de física_ a construção dos saberes docentes de professores iniciantes egressos do IFPE –campus Pesqueira.pdf (324.4Kb)
    Data
    2021-04-08
    Autor
    Bezerra, Cleyton José dos Santos
    http://lattes.cnpq.br/2964877365692224
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Na atualidade, observamos a conservação de práticas tradicionais no processo de ensino e aprendizagem da Física. De acordo com Huberman (2000) e Tardif (2014), a base dos saberes profissionais se forma na fase inicial da carreira. Nesta pesquisa, buscamos analisar a construção dos saberes docentes sobre o ensino de Física de professores iniciantes formados no IFPE – campus Pesqueira. Foram construídas duas categorias teóricas: “Ensino de Física na perspectiva da Alfabetização Científica”, a partir de autores como Sasseron (2010), Carvalho (2010), Pietrocola (2010) e Pereira e Amaral (2017), e “O professor iniciante e os saberes docentes”, com base em autores como Huberman (2000) e Tardif (2014). A pesquisa é de natureza qualitativa. Foram participantes três egressos do curso de Licenciatura em Física do IFPE, campus Pesqueira, que tinham período de atuação profissional igual ou menor do que cinco anos. O instrumento de coleta foi a entrevista semiestruturada, realizada de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus. Para a análise, usamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Da análise das entrevistas emergiram duas categorias: 1) “Origens dos saberes dos professores iniciantes sobre o Ensino de Física”; 2) “Metodologias de ensino de Física dos professores iniciantes”. Os resultados mostraram que as origens dos saberes sobre o ensino de Física são diversas e as metodologias de ensino de Física de maior êxito envolvem atividades prático-experimentais. Não houve referência a outras metodologias que promovam a Alfabetização Científica. Desse modo, indicamos a necessidade de avançar nas metodologias de ensino de Física.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/361
    Collections
    • Licenciatura em Física
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião