Ensino de Física para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o desenvolvimento de uma sequência de ensino fundamentada no Desenho Universal para a Aprendizagem
Data
2024-10-01Autor
Silva, Alice Rodrigues da
http://lattes.cnpq.br/1976873022651724
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho apresenta uma sequência de ensino e aprendizagem de Física
desenvolvida com base no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que
busca oferecer um ensino acessível a todos os estudantes, incluindo as pessoas
com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O estudo adotou uma abordagem
predominantemente qualitativa que teve como objetivo planejar, aplicar e avaliar
uma sequência de ensino sobre os conceitos de calor, temperatura e sensação
térmica, seguindo os princípios do DUA. Os participantes da pesquisa foram
estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola privada
do agreste de Pernambuco, que contava com um aluno com TEA. Para a coleta de
dados, foram utilizados registros escritos dos alunos, diário de bordo e gravações
em áudio das aulas. Os resultados evidenciaram a importância de atividades
práticas e contextualizadas, o impacto de um ambiente acolhedor no aprendizado de
alunos com TEA e a necessidade de diversificar as formas de avaliação para que
todos os estudantes possam expressar seus conhecimentos de maneira adequada.
Assim, o estudo demonstrou que o Desenho Universal para a Aprendizagem,
embora ainda relativamente novo e necessitando de maior aprofundamento teórico,
tem grande potencial para promover um ensino mais inclusivo.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: