Ensino de saxofone para músicos surdos do Instituto Inclusivo Sons do Silêncio: um estudo de caso
Data
2023-04-03Autor
Ramos, Ronaldo Campos
http://lattes.cnpq.br/0632033104478577
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa, que é um artigo científico, de natureza qualitativa, aborda o ensino do saxofone para músicos surdos participantes do Instituto Inclusivo “Sons do Silêncio”, localizado na cidade do Recife/PE. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso com base em Gil (2002) , que tem como objetivo geral Investigar como ocorre o processo de ensino de saxofone para músicos surdos iniciantes do Instituto Inclusivo “Sons do Silêncio” como objetivos específicos analisar e descrever as estratégias utilizadas pelo professor para o ensino do saxofone. O referencial teórico aborda o saxofone e a música e surdez. Os dados foram coletados por meio de videoconferência, através da entrevista semiestruturada conforme Lakatos e Marconi (2003) e analisados qualitativamente a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontam que as estratégias ensino do saxofone envolvem a teoria e a prática, simultaneamente, além do Método Tadoma, as
vibrações sonoras e a comunicação em Libras. O estudo conclui que o ensino do saxofone para pessoas surdas se dá a partir de um método nomeado de Casa Inclusiva, que mescla estratégias tradicionais e ativas, que promovem o protagonismo dos estudantes.