Ensino de Inglês Instrumental no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: princípios norteadores e práticas educativas
Visualizar/ Abrir
Data
2019-12-20Autor
Sá, Ivo Felix Gualberto de
http://lattes.cnpq.br/8322686815447411
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação, fruto de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em
Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), estudou a proposta e a prática das
disciplinas de inglês instrumental nos cursos técnicos subsequentes do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e sua relação com os
pressupostos teóricos da Abordagem Instrumental do Ensino de Inglês e da
Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este trabalho teve o objetivo geral de
compreender a relação entre o ensino de inglês instrumental e os pressupostos
teóricos da Abordagem Instrumental do Ensino de Inglês e da EPT, destacando-se a
análise de necessidades dos discentes e as práticas educativas para a
emancipação. Para o desenvolvimento da pesquisa, de natureza qualitativa e de
caráter exploratório e descritivo, foi realizada uma pesquisa documental dividida em
duas fases: a primeira examinou as relações entre um programa do componente
curricular inglês instrumental e os princípios preconizados no Projeto Pedagógico do
Curso, no Projeto Político Pedagógico Institucional e nas Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio; a segunda
verificou, nos programas do componente curricular inglês instrumental nos cursos
técnicos subsequentes do IFPE, se há predominância da habilidade de leitura e
previsão da análise de necessidades dos discentes. Depois, aplicou-se um
questionário com os professores de inglês instrumental do IFPE para entender sua
percepção acerca da disciplina e da análise de necessidades. Para os
procedimentos analíticos, tomou-se como base a análise de conteúdo temática,
referendada em Bardin (2011). Em seguida, os resultados foram socializados,
através de um produto educacional tipificado como material textual (CAPES 2013),
apresentado sob forma de cartilha, com os participantes, que responderam a um
questionário de avaliação do produto, configurando sua testagem. Os resultados
mostraram a realização da análise de necessidades dos discentes como um
possível caminho para aproximar a prática de ensino da disciplina Inglês
Instrumental das bases conceituais e legais da EPT e dos pressupostos teóricos da
Abordagem Instrumental do Ensino de Inglês.