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    Ensino de Inglês Instrumental no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: princípios norteadores e práticas educativas

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    Dissertação (10.67Mb)
    Data
    2019-12-20
    Autor
    Sá, Ivo Felix Gualberto de
    http://lattes.cnpq.br/8322686815447411
    Metadata
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    Resumo
    Esta dissertação, fruto de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), estudou a proposta e a prática das disciplinas de inglês instrumental nos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e sua relação com os pressupostos teóricos da Abordagem Instrumental do Ensino de Inglês e da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este trabalho teve o objetivo geral de compreender a relação entre o ensino de inglês instrumental e os pressupostos teóricos da Abordagem Instrumental do Ensino de Inglês e da EPT, destacando-se a análise de necessidades dos discentes e as práticas educativas para a emancipação. Para o desenvolvimento da pesquisa, de natureza qualitativa e de caráter exploratório e descritivo, foi realizada uma pesquisa documental dividida em duas fases: a primeira examinou as relações entre um programa do componente curricular inglês instrumental e os princípios preconizados no Projeto Pedagógico do Curso, no Projeto Político Pedagógico Institucional e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio; a segunda verificou, nos programas do componente curricular inglês instrumental nos cursos técnicos subsequentes do IFPE, se há predominância da habilidade de leitura e previsão da análise de necessidades dos discentes. Depois, aplicou-se um questionário com os professores de inglês instrumental do IFPE para entender sua percepção acerca da disciplina e da análise de necessidades. Para os procedimentos analíticos, tomou-se como base a análise de conteúdo temática, referendada em Bardin (2011). Em seguida, os resultados foram socializados, através de um produto educacional tipificado como material textual (CAPES 2013), apresentado sob forma de cartilha, com os participantes, que responderam a um questionário de avaliação do produto, configurando sua testagem. Os resultados mostraram a realização da análise de necessidades dos discentes como um possível caminho para aproximar a prática de ensino da disciplina Inglês Instrumental das bases conceituais e legais da EPT e dos pressupostos teóricos da Abordagem Instrumental do Ensino de Inglês.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/144
    Collections
    • Mestrado Profissional Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)
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