O Ensino de matemática em dialogicidade com a identidade étnico-cultural do povo indígena Xukuru do Ororubá: um estudo sobre os polígonos a partir da pintura corporal
Data
2021-02-12Autor
Moura, Maria Marcela Lima de
http://lattes.cnpq.br/0859280678765793
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo relatar uma
experiência vivenciada na disciplina de matemática em uma turma do 7o ano A do
Ensino Fundamental da Escola Estadual Indígena Ororubá, localizada no Território
Indígena Xukuru do Ororubá, município de Pesqueira-PE. Abordamos o conteúdo
polígonos relacionando-o com o traço da pintura corporal utilizada pelo povo
indígena Xukuru do Ororubá, como elemento cultural que tem um significado
histórico e espiritual. A experiência trouxe como resultado a reflexão de utilizar a
matemática através de elementos presentes no cotidiano dos estudantes,
objetivando analisar de que forma a utilização da pintura corporal atrelada ao
conteúdo polígonos pode contribuir para o fortalecimento da identidade étnico-
cultural dos estudantes.