• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    O Ensino de matemática em dialogicidade com a identidade étnico-cultural do povo indígena Xukuru do Ororubá: um estudo sobre os polígonos a partir da pintura corporal

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    O Ensino de matemática em dialogicidade com a identidade étnico-cultural do povo indígena Xukuru do Ororubá - um estudo sobre os polígonos a partir da pintura corporal.pdf (368.3Kb)
    Data
    2021-02-12
    Autor
    Moura, Maria Marcela Lima de
    http://lattes.cnpq.br/0859280678765793
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada na disciplina de matemática em uma turma do 7o ano A do Ensino Fundamental da Escola Estadual Indígena Ororubá, localizada no Território Indígena Xukuru do Ororubá, município de Pesqueira-PE. Abordamos o conteúdo polígonos relacionando-o com o traço da pintura corporal utilizada pelo povo indígena Xukuru do Ororubá, como elemento cultural que tem um significado histórico e espiritual. A experiência trouxe como resultado a reflexão de utilizar a matemática através de elementos presentes no cotidiano dos estudantes, objetivando analisar de que forma a utilização da pintura corporal atrelada ao conteúdo polígonos pode contribuir para o fortalecimento da identidade étnico- cultural dos estudantes.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/927
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião