O ensino do desenho técnico no Campus Garanhuns: análise e proposta de revisão das ementas dos componentes curriculares

Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-20Autor
Cunha, Paulo José de Albuquerque Marques
http://lattes.cnpq.br/0711675055167429
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O debate sobre a relação entre educação e trabalho sempre subsidiou a formatação da política educacional no país. Do período escravocrata, onde a educação era restrita às elites, ao período atual, no qual as iniciativas de universalização levaram a educação às classes menos favorecidas, as políticas governamentais têm sido pautadas por circunstâncias econômicas locais e internacionais. Ainda que se fale em uma busca por uma formação holística, integrando os conhecimentos técnico e propedêutico, os IF’s sustentam suas propostas pedagógicas em demandas de mercados regionais e locais, justificando a criação de cursos por meio dessas realidades. No IFPE Campus Garanhuns, os projetos pedagógicos dos cursos ofertados fundamentam-se no atendimento de demandas do Agreste Meridional, formando profissionais modernos e aptos ao uso de novas tecnologias. Nesse contexto, percebendo-se uma padronização de conteúdos praticados em sala de aula durante o ensino de desenho técnico para diversos cursos do Campus, essa pesquisa analisou o ensino dos componentes curriculares, ofertados desse campo disciplinar, buscando identificar sua coerência com os PPC’s e propondo reformulações. Para isso, teve como objeto de análise os dos cursos técnicos em eletroeletrônica (subsequente e integrado) e o curso de engenharia elétrica e as ementas dos citados componentes curriculares. Ao fim da análise, percebeu-se que mais do que padronizações, os componentes são descritos de maneira diferentes, além de revelarem-se defasados em relação ao uso de novas tecnologias e à formação esperada pelo mercado de trabalho. Nesse contexto, a pesquisa sugeriu modificações nas ementas desses componentes, esperando contribuir para o processo formativo dos discentes.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: