Ensino médio integrado e educação profissional: práticas curriculares no contexto do novo ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2024-09-05Autor
Nascimento, Sérgio Severo do
https://lattes.cnpq.br/5128652320781826
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo investiga como as práticas curriculares desenvolvidas pelos docentes do Ensino
Médio Integrado se alinham ao conceito de trabalho como princípio educativo, especialmente
no contexto do Novo Ensino Médio, instituído pela Lei nº 13.415/2017. Fundamentada na
Pedagogia Histórico-Crítica e no materialismo histórico e dialético, a pesquisa explora uma
educação emancipatória e crítica. O objetivo geral foi analisar as práticas curriculares
desenvolvidas pelos professores da formação geral básica e da formação profissional em uma
escola técnica da rede estadual de Pernambuco no contexto do Novo Ensino Médio. Para o
desenvolvimento do estudo, buscamos responder a seguinte pergunta: quais relações de
integração são estabelecidas no âmbito do currículo pelos professores da formação geral básica
e da formação profissional em uma escola técnica da rede estadual de Pernambuco? O diálogo
teórico foi subsidiado por pesquisas bibliográficas apoiadas nas contribuições de Apple (2006),
Arroyo (2013), Duarte (2016), Frigotto (2012a; 2012b), Gramsci (2001), Marx (2005; 2007),
Malanchen (2020; 2022), Ramos (2007; 2012; 2014; 2016), Sacristán (2017) e Saviani (2007;
2013; 2014; 2021a; 2021b), entre outros autores importantes para a pesquisa, além de
documentos institucionais. Utilizou-se uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e
explicativa. Procedemos com o levantamento das informações e posterior análise dos dados por
meio da aplicação de questionários estruturados e entrevistas semiestruturadas. A discussão dos
resultados foi baseada na análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2011), considerando a
exploração e o tratamento das informações obtidas. Durante o estudo, identificou-se, entre
outros achados, a ausência de uma concepção contra-hegemônica, evidenciando um
alinhamento com as ideias dominantes no que se refere às concepções epistemológicas que
envolvem o ensino médio integrado e a educação profissional e tecnológica. Os dados revelam
que, apesar da proposta da rede em oferecer o EM na perspectiva do currículo integrado e das
práticas curriculares que buscam unir teoria e prática, a realidade observada na escola
participante mostra uma predominância de práticas individualizadas e compartimentadas por
disciplinas. A análise dos dados coletados indica que os impactos da integração curricular e da
aplicação prática do trabalho como princípio educativo são significativos e transformadores
para os estudantes, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa. Com base
nos resultados encontrados na pesquisa empírica e sua interlocução com o referencial teórico
deste estudo, desenvolvemos como produto educacional um podcast intitulado "Concepções do
Ensino Médio Integrado e sua Relação com o Currículo no Contexto do Novo Ensino Médio",
um recurso de áudio, em formato de série com cinco episódios, sobre os temas desenvolvidos
durante a pesquisa, com a finalidade de fomentar ações reflexivas sobre as práticas curriculares
e os processos de formação dos estudantes no âmbito do NEM
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Estratégias de ensino aplicadas ao conteúdo de radioatividade: uma reflexão sobre uso de jogos nas aulas de Química
Silva, Maria Larissa Nascimento; lattes (BarreirosBrasil, 2023-06-14)A radioatividade é uma das grandes descobertas feitas pelo homem contemporâneo, uma vez que, ao aprofundar seu conhecimento, também abriu importantes campos de aplicação. A radioatividade é amplamente utilizada na medicina, ... -
Uma análise das metodologias utilizadas por professores de matemática do ensino médio de uma escola pública do interior de Pernambuco durante o período de pandemia do covid-19
Silva, Jany Kelly Souza da; http://lattes.cnpq.br/9491150363307887 (PesqueiraBrasil, 2020-11-03)Neste presente trabalho analisamos os impactos da pandemia sobre a etapa final da educação básica, buscamos conhecer as metodologias adotadas pelos professores de matemática do ensino médio em uma escola pública do estado ... -
Desafio e possibilidade para o ensino de frações na pandemia: uma visão dos/as professores de matemática 6 ano do ensino fundamental
Medeiros Filho, Edivaldo Marques de; http://lattes.cnpq.br/0786840661332699 (PesqueiraBrasil, 2022-02-15)O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar os desafios enfrentados por professores da rede estadual, municipal e privada do município de Pesqueira-PE em relação ao ensino de frações nas turmas ...