Ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica: a relação entre o currículo integrado e a prática pedagógica docente
Data
2019-08-28Autor
Castro, Angeline Santos
http://lattes.cnpq.br/1338576297564220
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Mostrar registro completoResumo
Este estudo investigou o currículo no que concerne à construção de uma prática pedagógica estruturada numa concepção de educação omnilateral, que aponte para o horizonte da emancipação humana. Assim sendo, pretendemos responder a seguinte questão norteadora: de que modo a concepção de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica está presente no currículo e na prática pedagógica dos docentes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFAL? No decorrer da pesquisa, houve um esforço para mostrar a importância da organização de um projeto de Ensino Médio Integrado elaborado coletivamente e que contemple a efetivação do currículo integrado. Deste modo, temos como objetivo geral: analisar as práticas curriculares do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Santana do Ipanema, a fim de levantar subsídios que contribuam para o fortalecimento de práticas pedagógicas orientadas ao Ensino Médio Integrado; e, como objetivos específicos: discutir a concepção de Educação profissional, ensino médio integrado, currículo e currículo integrado, considerando os fundamentos da pedagogia histórico-crítica, articulando o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia em favor da formação humana; analisar como os docentes organizam a prática pedagógica no Ensino Médio Integrado, considerando os conhecimentos específicos de cada área e a integração com os conhecimentos da formação profissional; e elaborar uma proposta pedagógica composta por princípios e estratégias de integração curricular, a partir das práticas já vivenciadas pelos docentes e pelos pressupostos teóricos estudados, com a finalidade de fortalecer a prática pedagógica dos docentes que atuam no Ensino Médio Integrado. Procede-se como fundamento teórico metodológico o método dialético, porque estudamos a realidade em sua totalidade, levando em consideração o contexto histórico, político, econômico, entre outros. A abordagem é qualitativa em virtude da necessidade de se ter um contato direto com objeto de estudo, conhecendo suas singularidades. Os procedimentos de coleta de informações foram feitos a partir dos princípios da pesquisa bibliográfica e documental, de entrevistas semiestruturadas e de grupo focal. Para a análise das informações, tomamos como base a análise de conteúdo temática. Nesta investigação, recorremos às seguintes fontes: livros, artigos e teses que abordam os temas educação profissional e tecnológica, ensino médio integrado, currículo, currículo integrado, concepções pedagógicas e pedagogia histórico-crítica. Os principais autores escolhidos para mediar essa discussão são: Moura (2007), Ramos (2012, 2014 e 2017), Ciavatta (2014), D. Saviani (2011), N. Saviani (1998), Duarte Neto (2013), Sacristán (1998 e 2010), Silva (2014), dentre outros. Ao final da pesquisa, elaboramos um produto educacional, o qual tem por tema Práticas pedagógicas orientadas ao ensino médio integrado à educação profissional: proposta metodológica para o fortalecimento de práticas integradoras. Por fim, é válido afirmar que a prática pedagógica no Ensino Médio Integrado em que acreditamos, fundamentada numa formação politécnica e omnilateral, ainda está no horizonte. Para alcançarmos tal prática, é necessário que continuemos com o propósito de construir um ensino médio integrado, que contribua para a superação da dualidade entre formação geral e formação profissional, fundamentado em uma concepção de educação que articule o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia orientada a emancipação humana.