ENSINO HÍBRIDO: INVESTIGANDO OS IMPACTOS DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENGAJAMENTO DISCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IIEM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BONITO – PE

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Data
2022-02-28Autor
Santos, Ismillanni Dias de Oliveira
http://\attes.cnpq.br/6569315842325878
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A pesquisa, embora tenha interesse em utilizar valores para melhor descrever e
compreender os dados obtidos está classificado tanto numa abordagem qualitativa,
quanto quantitativa busca Investigar as possíveis contribuições que a inserção da
sala de aula invertida no ensino híbrido pode colaborar para o engajamento do 9°
ano, em aulas sobre o conceito de balanceamento químico e os objetivos conhecer
fatores que influenciam ou não ao engajamento dos estudantes para realizarem as
atividades sobre balanceamento químico; identificar a partir da inserção da sala de
aula invertida as dificuldades e habilidades apresentadas pelos discentes do 9° ano
a partir das atividades propostas sobre o conteúdo de balanceamento químico;
diferenciar aspectos que remetem o engajamento cognitivo, comportamental e
afetivo dos discentes nas ações do estudo. Para isso realizamos três etapas: a
primeira envolveu a realização de um questionário para aferir os conhecimentos
prévios e melhor planejar/adequar as demais atividades da pesquisa, esta ação
contribuiu para alcançar o primeiro objetivo específico, que é: conhecer fatores que
influenciam ou não ao engajamento dos estudantes para realizarem as atividades
sobre balanceamento químico. A segunda está para atender ao segundo objetivo
específico que é: Identificar a partir da inserção da sala de aula invertida as
dificuldades e habilidades apresentadas pelos discentes do 9° ano, a partir das
atividades propostas sobre o conteúdo de balanceamento químico foi feito na
segunda etapa uma intervenção didática com base no método FlippedClassroom
(sala de aula invertida), conforme BERGMANN (2019),envolvendo balanceamento
químico; na terceira etapa foi utilizado um questionário usando a escala de Likert
(1932), com alternativas que variam de muito frequente, frequente, ocasionalmente,
raramente até nunca, para atender ao objetivo específico três que é: diferenciar
aspectos que remetem o engajamento cognitivo, comportamental e afetivo dos
discentes nas ações do estudo.Foi possívelconcluirquea intervenção aguçou o
engajamento comportamental, cognitivo e emocional nos estudantes em sua maioria
dessa forma concluímos que é preciso possibilitar ao estudante metodologias em
que possa desenvolver sua independência intelectual,onde seja propicio ao aluno
desenvolverhabilidades para a formação do sujeito crítico, reflexivo e ativo na sua
realidade social.
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