O ensino de solos e seus recursos metodológicos sob as "lentes" da geografia escolar
Visualizar/ Abrir
Data
2017-03-08Autor
Alves, Aline de Souza da Silva
http://lattes.cnpq.br/2291511097527706
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ensino de solos é importante para desenvolver uma consciência crítica e ambiental nos
estudantes. Portanto, esse trabalho tem por objetivo analisar como o uso de recursos
metodológicos pode ser utilizado como meio para a aprendizagem dos estudantes e realizar
um diagnóstico das questões que envolvem o ensino de solos na disciplina de Geografia na
EREM Filipe Camarão localizada em Jaboatão dos Guararapes - PE. Foram realizadas
pesquisas teóricas relativas a temática solos. Essa foi abordada neste trabalho abrangendo as
especificidades da Geografia escolar, que também é formadora de cidadania e capacidade de
senso crítico, já que os solos estão diretamente ligados às questões ambientais e sociais. Desta
forma, destacamos o ensino de solos a partir da sensibilização à sustentabilidade e formação
de senso crítico ambiental fazendo exercer, a Geografia, o seu papel nas suas vertentes
ambiental e social. Inicialmente aplicaram-se entrevista com a docente e questionários com os
estudantes que foram utilizados como sondagem no campo de pesquisa. Foram elaboradas e
empregadas metodologias didático-práticas para o ensino de solos na escola campo com
turmas do 1º ano do Ensino Médio através de uma oficina de solos. E, para identificar os
efeitos da implementação dessas metodologias no aprendizado dos estudantes foram aplicados
questionários. A experiência vivenciada comprovou que, em sala de aula, as metodologias
simples, mas inovadoras, no ensino de solos, podem exercer grande influência na
aprendizagem dos estudantes, pois a partir da vivência esses demonstraram uma maior
compreensão e assimilação de conhecimentos básicos sobre solos.