Navegação Teses e Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 131-150 of 192
-
MONITORAMENTO FLORESTAL REMOTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO POR MEIO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA (NDVI) COM BASE NO ESTUDO DE CASO DO PARQUE ESTADUAL MATA DO ZUMBI-PE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-06-06)O Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) é um método baseado em operação aritmética entre bandas de sensores remotos. Esse índice de vegetação é utilizado em ampla escala em diversas pesquisas ambientais, ... -
Mulheres integrantes de Núcleos de Gênero e Diversidade na Educação Profissional e Tecnológica: narrativas sobre empoderamento feminino
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-11-04)Esta dissertação advem de uma pesquisa oriunda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFPE, campus Olinda. Tomou como eixo estruturante a dimensão humana integral, resultante da visão omnilateral ... -
Mulheres, ambiente e conflitos socioambientais: tecendo um diálogo com a história ambiental de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-12-23)A sociedade, atualmente, vem sofrendo uma crise civilizatória que evidencia cada vez mais a necessidade de romper com os paradigmas atuais de desenvolvimento. Esta crise se manifesta no campo micro e macro do agir, seja ... -
Narrativas de mulheres-engenheiras sobre formação profissional e mundo do trabalho: reflexões e contribuições para o curso de Engenharia Civil de um Instituto Federal
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-10)Apesar das conquistas femininas, no âmbito de sua inserção na academia e no mundo do trabalho, percebe-se uma maior ocupação de mulheres em cursos e postos de trabalho que remetem à extensão de atribuições construídas ... -
Novo Ensino Médio: percepção dos profissionais da educação sobre o processo de implementação
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-08-23)Esta pesquisa tem como objetivo geral “analisar o processo de implementação do Novo Ensino Médio, em relação às dificuldades para o desenvolvimento do quinto Itinerário Formativo – Formação Técnica e Profissional”. ... -
Um novo olhar sobre as ações de educação ambiental em pontos críticos de controle de resíduos sólidos em comunidades do Recife - Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-06-07)A presente pesquisa intitulada Um Novo Olhar Sobre as Ações de Educação Ambiental em Pontos Críticos de Controle de Resíduos Sólidos em Comunidades do Recife/Pernambuco, teve como objetivo analisar os impactos das ações ... -
O núcleo de gênero e diversidade e a população LGBTQIA+: rupturas, avanços e tensões no cotidiano de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-12-18)Este estudo dá centralidade às orientações sexuais e identidades de gênero não hegemônicas, reconhecidas em suas dimensões sociais, culturais e políticas, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, considerando-se ... -
Um olhar discursivo sobre a extensão e a formação omnilateral de estudantes do IFPE -Campus Palmares
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-15)Esta pesquisa teve por objetivo compreender, a partir do discurso dos estudantes, a importância da Extensão para a formação humana numa perspectiva omnilateral. Os objetivos específicos foram: identificar nos discursos ... -
Um olhar sobre a contribuição da Educação Profissional e Tecnológica para o projeto de vida do jovem cotista do IFPE Campus Recife
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-03-22)Esta pesquisa vislumbrou discutir o projeto de vida dos estudantes cotistas afrodescendentes da Educação Profissional e Tecnológica do Ensino Médio integrado do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Recife. O referencial ... -
Parâmetros avaliativos para as aulas práticas no eixo tecnológico controle e processos industriais: um estudo de caso no curso técnico em mecânica da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães – ETEPAM
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-05-10)Esta pesquisa teve como objetivo o mapeamento e a análise da prática docente direcionada à articulação entre a teoria e a prática e a sua conformidade nos processos avaliativos das aulas práticas no curso Técnico em ... -
A participação social como estratégia de desenvolvimento local sustentável: estudo do reassentamento da Vila Produtiva Rural VPR Negreiros, no projeto da transposição do Rio São Francisco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2015-08-28)O Projeto da Transposição do Rio São Francisco visa à integração de bacias hidrográficas no nordeste setentrional, como forma de atendimento a 12 (doze) milhões de nordestinos, nos estados de Pernambuco, da Paraíba, do ... -
As percepções de alunos do ensino médio integrado sobre a avaliação da aprendizagem
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-09-11)O objetivo principal dessa pesquisa foi compreender as percepções de estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, sobre a avaliação da aprendizagem. Para isso, no referencial ... -
Percepções de estudantes com deficiência sobre integração, acessibilidade e inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-10-21)Esta pesquisa foi realizada com o propósito de compreender as condições de acessibilidade e o processo de integração e/ou inclusão materializado no IFPE - Campus Recife, a partir das percepções de estudantes com deficiência. ... -
As percepções de estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (PROEJA) sobre a inclusão digital ao longo da formação
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-18)Esta pesquisa de mestrado profissional tem por objetivo geral compreender as percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica sobre a inclusão digital ao longo da ... -
Permanência escolar de estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: o que revelam os documentos e os sujeitos?
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-24)Essa pesquisa analisa os fatores que favorecem a permanência dos estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE). O tema da ... -
Personalização de serviço de acesso ao acervo da biblioteca direcionado aos estudantes Surdos na Educação Profissional e Tecnológica: uma experiência no Curso Técnico Computação Gráfica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-10-06)Esta dissertação teve como propósito verificar como um Catálogo em Libras direcionado aos discentes Surdos, pode contribuir para viabilizar o atendimento ou a oferta de serviços da biblioteca de forma a facilitar o acesso ... -
Planejamento participativo inclusivo para ensino de surdos na Educação Profissional e Tecnológica: diretrizes pedagógicas entre docentes e tradutores e intérpretes de Libras
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-04-19)Esta pesquisa objetivou analisar os efeitos de como a adoção de diretrizes pedagógicas inclusivas, voltadas ao planejamento docente, como Produto Educacional (PE), produzem na condução e no desempenho das atividades ... -
Plantas medicinais como potencialidades pedagógicas no ensino de Ciências e na Educação Ambiental
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-08-26)No espaço escolar, estimular os estudantes a refletir sobre assuntos do cotidiano e que tenha uma relevância social, como é o caso da cultura tradicional que envolve as plantas medicinais, desponta como uma proposta ... -
Poder Judiciário e Agenda 2030: análise do desempenho dos Juizados Especiais Cíveis do Estado de Pernambuco para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2024-05-29)O presente estudo teve como objetivo analisar o desempenho dos Juizados Especiais Cíveis do estado de Pernambuco como contribuição para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na ... -
Poluição Luminosa X violência urbana: o desperdício gerado pela cultura do medo
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-08-25)O inegável valor da fonte de luz artificial para a humanidade tem provocado a distorção nociva da lógica, “quanto mais luz melhor”, sobre a percepção de segurança e bem-estar do indivíduo e a consequente geração de poluição ...