Plantas medicinais como potencialidades pedagógicas no ensino de Ciências e na Educação Ambiental
Data
2016-08-26Autor
Costa, Walkíria Nádja Oliveira Correia da
http://lattes.cnpq.br/2723274470065083
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No espaço escolar, estimular os estudantes a refletir sobre assuntos do cotidiano e que tenha uma relevância social, como é o caso da cultura tradicional que envolve as plantas medicinais, desponta como uma proposta pedagógica importante para despertar a prática da educação ambiental. O objetivo deste trabalho foi abordar as plantas medicinais como uma potencial estratégia pedagógica para a prática de educação ambiental no ensino de ciências na escola estadual Edmur Arlindo de Oliveira, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. A pesquisa de campo foi de novembro de 2015 a junho de 2016 e teve como participantes: a professora de ciências e biologia (pesquisadora), três professoras colaboradoras (pesquisadoras do IFPE), alunos bolsistas PIBIC e PIBEX do IFPE e um grupo de estudantes do ensino fundamental (7 º ano A / 8 º ano A) e de ensino médio (1 º ano/2º ano A) da escola em estudo. Trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e caráter etnográfico. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se questionários semi-estruturados, entrevistas, vídeografias, registros escritos e fotográficos. Foram realizadas palestras, oficinas e atividade prática, voltadas para o conteúdo de plantas medicinais, como atividades de formação. Constatou-se que a maioria dos professores de ciências da escola não inclui o conteúdo “plantas medicinais” em seus planejamentos pedagógicos, sendo também ausentes projetos ou atividades na área de educação ambiental na escola. Identificou-se o interesse dos estudantes em estudar e aprofundar seus conhecimentos sobre plantas medicinais. Observou-se que as atividades de formação ofertadas aos estudantes contribuíram significativamente para a ampliação do conhecimento e o resgate da cultura tradicional das plantas medicinais. A partir das necessidades identificadas na pesquisa, o presente trabalho mostra-se como uma proposta pedagógica, com caráter interdisciplinar, que pode vir a ser aplicada no espaço escolar, contemplando as disciplinas de biologia e química.