Um novo olhar sobre as ações de educação ambiental em pontos críticos de controle de resíduos sólidos em comunidades do Recife - Pernambuco
Data
2022-06-07Autor
Silva, Luzia Bezerra da
http://lattes.cnpq.br/7439616284902687
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa intitulada Um Novo Olhar Sobre as Ações de Educação Ambiental em
Pontos Críticos de Controle de Resíduos Sólidos em Comunidades do Recife/Pernambuco,
teve como objetivo analisar os impactos das ações de educação ambiental em pontos críticos
de controle de resíduos sólidos em comunidades de Recife/Pernambuco, para a construção de
um novo olhar sobre o espaço geográfico. Trata-se de um estudo de caso que se valeu de
técnicas pertinentes a esta abordagem como: Construção teórica baseada na linha de
argumentação e reflexão de diversos autores acerca da temática ambiental, resíduos sólidos,
educação ambiental, comunicação ambiental, arborização urbana e arte urbana do grafite;
Estudo de políticas públicas sobre gestão de resíduos sólidos e da legislação brasileira; Estudo
dos projetos de educação ambiental que fizeram parte desta pesquisa e elaboração de uma
proposta educativa sobre arborização urbana. As experiências vivenciadas nos projetos que
fizeram parte desta pesquisa foram descritas em Diário de Campo e sistematizadas em
quadros para facilitar a análise. Os registros fotográficos também serviram como
complemento de dados nas diversas fases de execução dos projetos para comparar as
situações antes e depois das intervenções. A partir dos dados sistematizados e analisados
constatamos: que existem ações mitigadoras de gerenciamento, controle da coleta dos
resíduos domiciliares e da coleta seletiva, mas estas vêm se mostrando ineficientes para
atender as necessidades da geografia urbana e suas estruturas deficitárias, pelos impactos
encontrados; Constatamos iniciativas exitosas de educação ambiental, relacionadas à
arborização urbana e a arte do grafite, como mitigadoras de impactos ambientais, no entanto,
estas inciativas necessitam de uma maior amplitude para ter melhor eficácia. Nos projetos
estudados também pudemos constatar as potencialidades que os materiais instrucionais podem
ter no processo de comunicação, como o panfleto educativo e o grafite com temática
ambiental. A potencialidade destes recursos foi ampliada pelas parcerias estabelecidas entre
instituições, escolas e comunidades. Vimos que arborização pode se constituir como uma
medida mitigadora de impactos em comunidades, servindo de suporte aos impactos
ambientais; a parceria estabelecida entre diversos entes públicos e privados e a sociedade
organizada contribuíram para o êxito dos projetos e que é possível construir projetos exitosos
conforme a literatura de educação ambiental prescreve
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: