Mulheres integrantes de Núcleos de Gênero e Diversidade na Educação Profissional e Tecnológica: narrativas sobre empoderamento feminino
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Data
2024-11-04Autor
Cruz, Maria Aparecida Cruz
http://lattes.cnpq.br/0715933285305483
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Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação advem de uma pesquisa oriunda do Mestrado Profissional em Educação
Profissional e Tecnológica do IFPE, campus Olinda. Tomou como eixo estruturante a dimensão
humana integral, resultante da visão omnilateral da formação para o trabalho, por entender que
todos os espaços que compõem a formação profissional de homens e mulheres deverão apontar
na direção desse ponto de vista. Diante disto, o presente trabalho foi guiado pela curiosidade
epistemológica, que buscou responder acerca do que revelavam os documentos e as narrativas
de mulheres cisgênero e transgênero, vinculadas ao Núcleo de Estudos de Gênero e
Diversidades (Neged), além de outros sujeitos não participantes do referido núcleo que estavam
envolvidos no debate institucional sobre as possibilidades de consolidação de uma consciência
crítica, dada na perspectiva do Empoderamento Feminino. Assim sendo, elegeu-se como
objetivo geral: compreender as contribuições do Neged para a superação das desigualdades de
gênero, dada, sobretudo, na direção do Empoderamento Feminino, a partir das percepções de
mulheres integrantes desses núcleos. Para alcançar tais finalidades, foram adotadas as pesquisas
bibliográficas, documental e empírica. O processo investigativo, na fase exploratória, envolveu
a aplicação de questionários semiestruturados, contemplando as coordenações de 12 dos 16
núcleos existentes no IFPE. A fase seguinte foi iniciada pela seleção de dois campi que
integraram a fase empírica da pesquisa, sendo aplicados questionários e realizadas as
Entrevistas Narrativas (ER), envolvendo os segmentos/categorias: docentes, técnicas
administrativas, estudantes com vínculo com o Neged (regular e egressa), estudante regular,
sem vínculo com o Neged, mas envolvida institucionalmente com essa pauta de discussão. O
Produto Educacional resultante da pesquisa se apresenta como áudio-documentário, compondo
uma série de podcasts, trazendo miniconferências e narrativas contemplativas de breves
discussões acerca da categoria Empoderamento Feminino, envolvendo experiências vividas por
mulheres estudiosas das relações de gênero e que, noutros contextos, integraram ou
coordenaram esses núcleos e que ainda acrescentam à exposição uma percepção de si, no
panorama do contexto exposto, contribuindo para aprofundar entendimentos sobre o
Empoderamento Feminino. Como resultados alcançados, o trabalho oferece destaque aos
entendimentos: a) o corpus documental analisado aponta significativos avanços nas políticas
afirmativas de gênero no IFPE; b) o Neged tem favorecido e fomentado políticas e ações na
direção da superação da desigualdade de gênero e na construção de uma compreensão crítica do
Empoderamento Feminino; c) o Neged tem se configurado como o lócus de acolhimento das
demandas institucionais acerca dos elementos que marcam a história das estudantes e servidoras
na sua cotidianidade; d) os projetos de extensão têm contemplado, de forma significativa,
discussões e ações contemplativas da perspectiva de empoderamento; e) os corpos de mulheres
transgênero,vinculadas ao Neged, têm forçado seus lugares no espaço da institucionalidade do
IFPE; f) os marcos temporais sinalizando o passado e o presente na vida de mulheres de uma
mesma família têm funcionado como regulador à construção de novos sentidos do ser
mulher/tornar-se mulher. Estima-se que esta pesquisa corrobore com os estudos e práticas que
impulsionam as políticas afirmativas de gênero, sobretudo na direção do Empoderamento
Feminino, que se inscreva no ponto de vista crítico-reflexiva
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