Navegação Licenciatura em Matemática por autor "http://lattes.cnpq.br/6861562346345184"
Itens para a visualização no momento 1-17 of 17
-
Uma análise das metodologias utilizadas por professores de matemática do ensino médio de uma escola pública do interior de Pernambuco durante o período de pandemia do covid-19
Silva, Jany Kelly Souza da; http://lattes.cnpq.br/9491150363307887 (PesqueiraBrasil, 2020-11-03)Neste presente trabalho analisamos os impactos da pandemia sobre a etapa final da educação básica, buscamos conhecer as metodologias adotadas pelos professores de matemática do ensino médio em uma escola pública do estado ... -
Análise do impacto de um curso de extensão acerca do laboratório de ensino de matemática
Santos, Mateus Marques Vital Barreto dos; http://lattes.cnpq.br/0928782831093815 (PesqueiraBrasil, 2021-04-09)Este trabalho tem a finalidade de analisar a percepção dos professores de matemática, participantes do curso de extensão Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), acerca do uso dessa metodologia/espaço. A metodologia ... -
A aprendizagem de figuras planas: um olhar a partir das dificuldades dos alunos
Silva, Michele Barbosa da; https://lattes.cnpq.br/1122407068078152 (PesqueiraBrasil, 2023-08-08)A geometria é uma área de extrema importância dentro do currículo da disciplina de matemática; ela é apresentada aos alunos ainda na educação infantil e tem continuidade durante todo o seu ciclo escolar, por esse motivo, ... -
Avaliação em matemática durante a pandemia de covid-19: um estudo de caso
Araújo, Sueli Almeida de; http://lattes.cnpq.br/9222005408692027 (PesqueiraBrasil, 2022-02-16)Diante de uma nova realidade ocasionada pela pandemia da COVID – 19, muitas mudanças ocorreram nos processos de ensino e aprendizagem, sobretudo, no processo de avaliação. O objetivo deste estudo consistiu em analisar ... -
Desafio e possibilidade para o ensino de frações na pandemia: uma visão dos/as professores de matemática 6 ano do ensino fundamental
Medeiros Filho, Edivaldo Marques de; http://lattes.cnpq.br/0786840661332699 (PesqueiraBrasil, 2022-02-15)O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar os desafios enfrentados por professores da rede estadual, municipal e privada do município de Pesqueira-PE em relação ao ensino de frações nas turmas ... -
Educação especial e inclusiva : o papel da família no processo de escolarização da pessoa com deficiência
Silva, Allyne Sandra Daniel da; http://lattes.cnpq.br/3483986154728376 (PesqueiraBrasil, 2022-08-08)Esse artigo visa contribuir através da literatura com reflexões sobre o papel da família na formação dos estudantes com necessidades educacionais especiais, bem como analisar a opinião de uma gestora sobre esse tema. ... -
O Ensino de matemática em dialogicidade com a identidade étnico-cultural do povo indígena Xukuru do Ororubá: um estudo sobre os polígonos a partir da pintura corporal
Moura, Maria Marcela Lima de; http://lattes.cnpq.br/0859280678765793 (PesqueiraBrasil, 2021-02-12)O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada na disciplina de matemática em uma turma do 7o ano A do Ensino Fundamental da Escola Estadual Indígena Ororubá, localizada ... -
Evasão Discente: da produção cientifica ao olhar do discente do curso de licenciatura em Matemática do IFPE - Campus Pesqueira
Silva, Maria de Fátima Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/7667121402188115 (PesqueiraBrasil, 2022-08-01)Neste trabalho são inicialmente apresentamos resultados de uma análise, do tipo pesquisa da pesquisa, feita a partir de artigos científicos publicados de 2010 a 2020 que apresentam pesquisas sobre a evasão estudantil no ... -
Formação docente e a inclusão do(a) estudante com deficiência: O que pensam futuros(as) professores(as) do curso de Licenciatura em Matemática do IFPE – Campus Pesqueira
Anjos, Hélio Beserra dos; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=83147394C63D7C0ACAA410A5E1C6461C# (PesqueiraBrasil, 2021-12-23)A inclusão do(a) educando(a) com deficiência no sistema educacional precisa ser reconhecida como processo permanente. Nessa perspectiva, o(a) professor(a) assim como sua formação são elementos essenciais para efetivação ... -
A Geometria na educação infantil: opiniões e práticas pedagógicas de professores
Guedes, Maria Janaína Bezerra da Silva; http://lattes.cnpq.br/5704335097561320 (PesqueiraBrasil, 2023-02-15)Este estudo buscou analisar as opiniões dos professores e como eles desenvolvem o trabalho pedagógico relacionado ao ensino de Geometria na Educação Infantil. Para tanto, recorremos à pesquisa qualitativa e utilizamos ... -
A importância do erro nas atividades de matemática: uma reflexão a partir de pesquisas
Siqueira, Thatianny Galindo; http://lattes.cnpq.br/0853100131195263 (PesqueiraBrasil, 2021-06-06)O presente artigo com enfoque bibliográfico tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre o papel do erro para aprendizagem de matemática sob o ponto de vista da resolução de problemas. Para isso utilizamos parte dos ... -
Jogos matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental
Oliveira, Tamires de Souza; https://lattes.cnpq.br/6354893696465891 (PesqueiraBrasil, 2022-08-05)O presente artigo com o tema Jogos Matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental tem como metodologia a utilização de jogos como recursos facilitadores ... -
O livro didático e os problemas matemáticos relacionados a calculadora
Santos, Afonso Henrique dos; http://lattes.cnpq.br/1466177208105789 (PesqueiraBrasil, 2021-04-06)Este artigo pretende apontar se existem problemas matemáticos nos livros didáticos das series finais do ensino fundamental que solicitam o uso da calculadora, bem como a sua relação com as competências da BNCC. Trata-se ... -
Medidas agrárias utilizadas pelo povo Xukuru do Ororubá na cubagem de terras
Oliveira, Bruno Leonardo de; http://lattes.cnpq.br/3114005463598470 (PesqueiraBrasil, 2022-08-11)O objetivo desta pesquisa é apresentar os modos, práticas e técnicas utilizadas pelos povos indígenas Xukuru do Ororubá, que ficam localizados na cidade de Pesqueira-PE, bem como, responder se esse sistema de medidas é ... -
Olhando a análise combinatória sob o ponto de vista da teoria da transposição didática
Farias, Altemar Jatobá de; http://lattes.cnpq.br/9643627305219337 (PesqueiraBrasil, 2021-04-07)Este trabalho tem o intuito de analisar as características relativas ao ensino de combinatória no livro didático do segundo ano do ensino médio; de maneira especial, centra-se na análise da abordagem do conceito inicial ... -
O posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática sobre a reforma do Ensino Médio: uma análise documental
Paiva, Dranalina de Souza; http://lattes.cnpq.br/3458119560995559 (PesqueiraBrasil, 2021-08-24)O Ensino Médio foi reformado no Brasil através da Medida Provisória no 746/2016, convertida na Lei no 13.415/2017. A reforma, em fase de implementação, impactou – e permanece impactando – não apenas o Ensino Médio, mas ... -
A transição da aritmética para álgebra no livro didático: o caso da transposição didática
Freitas, Antônio dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7463279576808912 (PesqueiraBrasil, 2021-04-07)Esse trabalho tem por objetivo investigar as aproximações e distanciamentos, entre o que é recomendando pela Base Nacional Curricular Comum e o Livro Didático. Para levantar questões sobre o objetivo, optamos em utilizar ...