Uma análise das metodologias utilizadas por professores de matemática do ensino médio de uma escola pública do interior de Pernambuco durante o período de pandemia do covid-19
Data
2020-11-03Autor
Silva, Jany Kelly Souza da
http://lattes.cnpq.br/9491150363307887
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste presente trabalho analisamos os impactos da pandemia sobre a etapa final da
educação básica, buscamos conhecer as metodologias adotadas pelos professores
de matemática do ensino médio em uma escola pública do estado de Pernambuco.
Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória, descritiva e um estudo de caso
com abordagem qualitativa. Referenciamos teóricos atuais, como, Arruda (2020) e
Silva (2020). E para a coleta de dados utilizamos um questionário utilizando a
plataforma Google Forms. Os resultados apontaram dificuldades quanto ao acesso à
internet, assim como a falta de estrutura de equipamento por parte dos estudantes.
Ficou evidente que os professores também possuem limitações em relação ao
modelo de ensino remoto, uma vez que o uso das tecnologias ainda parece ser um
fator limitante. A pouca familiaridade dos estudantes e professores, bem como a
falta de estrutura nas residências dos mesmos parece ser um dos fatores que mais
prejudicam o processo de ensino e, por consequência, tem repercussões na
aprendizagem significativa por parte dos estudantes. Os dados revelaram ainda que
as dificuldades do ensino da matemática, no ensino remoto, foram potencializadas,
as mudanças impostas pela pandemia assustaram os estudantes e as dificuldades
de entendimento da disciplina acabaram se multiplicando.