Desafio e possibilidade para o ensino de frações na pandemia: uma visão dos/as professores de matemática 6 ano do ensino fundamental
Data
2022-02-15Autor
Medeiros Filho, Edivaldo Marques de
http://lattes.cnpq.br/0786840661332699
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar os desafios
enfrentados por professores da rede estadual, municipal e privada do município de
Pesqueira-PE em relação ao ensino de frações nas turmas dos 6º anos do ensino
fundamental durante a pandemia da Covid-19, trata-se da análise do resultado de
um questionário realizado via Google Forms. Para analisarmos os dados,
consideramos prudente organizar as informações por meio de agrupamento por
semelhança. Dessa forma, a intenção foi reunir elementos similares, evidenciados a
partir da experiência vivenciada, e agrupá-los em tópicos específicos para ser
analisados a luz dos teóricos que compõem essa pesquisa. Mediante a análise dos
resultados obtidos através do nosso questionário podemos observar que foram
muitos os desafios e as limitações colocados pela pandemia. No entanto é
perceptível que escolas e professores fizeram o possível dentro do que era
acessível para que os estudantes pudessem ser impactados da menor forma
possível. A pesquisa nos traz diversas reflexões: a desigualdade social e
tecnológica que é uma realidade do nosso país, a formação de professores, a
estrutura de nossas escolas, dentre tantas outras observações que podemos listar.
No entanto reconhecemos que todos os esforços foram feitos pelos profissionais da
educação e por aqueles que defendem a educação como a principal ferramenta
para transformar a sociedade.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Estratégias de ensino aplicadas ao conteúdo de radioatividade: uma reflexão sobre uso de jogos nas aulas de Química
Silva, Maria Larissa Nascimento; lattes (BarreirosBrasil, 2023-06-14)A radioatividade é uma das grandes descobertas feitas pelo homem contemporâneo, uma vez que, ao aprofundar seu conhecimento, também abriu importantes campos de aplicação. A radioatividade é amplamente utilizada na medicina, ... -
Uma análise das metodologias utilizadas por professores de matemática do ensino médio de uma escola pública do interior de Pernambuco durante o período de pandemia do covid-19
Silva, Jany Kelly Souza da; http://lattes.cnpq.br/9491150363307887 (PesqueiraBrasil, 2020-11-03)Neste presente trabalho analisamos os impactos da pandemia sobre a etapa final da educação básica, buscamos conhecer as metodologias adotadas pelos professores de matemática do ensino médio em uma escola pública do estado ... -
Prática docente na formação do estudante pesquisador: a alfabetização científica no Ensino Médio Integrado
Figueiredo, Karla Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4021240926205955 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-08-29)O presente estudo aborda a importância da pesquisa científica no ensino médio integrado, tomando por base as teorias sobre Metodologia de Pesquisa e Alfabetização Científica. O objetivo principal deste trabalho é avaliar ...