• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Desafio e possibilidade para o ensino de frações na pandemia: uma visão dos/as professores de matemática 6 ano do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Desafios e possibilidades para o ensino de frações na pandemia - uma visão dos (as) professores (as) de matemática do 6º ano do ensino fundamental.pdf (294.2Kb)
    Data
    2022-02-15
    Autor
    Medeiros Filho, Edivaldo Marques de
    http://lattes.cnpq.br/0786840661332699
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar os desafios enfrentados por professores da rede estadual, municipal e privada do município de Pesqueira-PE em relação ao ensino de frações nas turmas dos 6º anos do ensino fundamental durante a pandemia da Covid-19, trata-se da análise do resultado de um questionário realizado via Google Forms. Para analisarmos os dados, consideramos prudente organizar as informações por meio de agrupamento por semelhança. Dessa forma, a intenção foi reunir elementos similares, evidenciados a partir da experiência vivenciada, e agrupá-los em tópicos específicos para ser analisados a luz dos teóricos que compõem essa pesquisa. Mediante a análise dos resultados obtidos através do nosso questionário podemos observar que foram muitos os desafios e as limitações colocados pela pandemia. No entanto é perceptível que escolas e professores fizeram o possível dentro do que era acessível para que os estudantes pudessem ser impactados da menor forma possível. A pesquisa nos traz diversas reflexões: a desigualdade social e tecnológica que é uma realidade do nosso país, a formação de professores, a estrutura de nossas escolas, dentre tantas outras observações que podemos listar. No entanto reconhecemos que todos os esforços foram feitos pelos profissionais da educação e por aqueles que defendem a educação como a principal ferramenta para transformar a sociedade.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/701
    Collections
    • Licenciatura em Matemática

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Estratégias de ensino aplicadas ao conteúdo de radioatividade: uma reflexão sobre uso de jogos nas aulas de Química 

      Silva, Maria Larissa Nascimento; lattes (BarreirosBrasil, 2023-06-14)
      A radioatividade é uma das grandes descobertas feitas pelo homem contemporâneo, uma vez que, ao aprofundar seu conhecimento, também abriu importantes campos de aplicação. A radioatividade é amplamente utilizada na medicina, ...
    • Uma análise das metodologias utilizadas por professores de matemática do ensino médio de uma escola pública do interior de Pernambuco durante o período de pandemia do covid-19 

      Silva, Jany Kelly Souza da; http://lattes.cnpq.br/9491150363307887 (PesqueiraBrasil, 2020-11-03)
      Neste presente trabalho analisamos os impactos da pandemia sobre a etapa final da educação básica, buscamos conhecer as metodologias adotadas pelos professores de matemática do ensino médio em uma escola pública do estado ...
    • Prática docente na formação do estudante pesquisador: a alfabetização científica no Ensino Médio Integrado 

      Figueiredo, Karla Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4021240926205955 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-08-29)
      O presente estudo aborda a importância da pesquisa científica no ensino médio integrado, tomando por base as teorias sobre Metodologia de Pesquisa e Alfabetização Científica. O objetivo principal deste trabalho é avaliar ...
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião