A importância do erro nas atividades de matemática: uma reflexão a partir de pesquisas
Data
2021-06-06Autor
Siqueira, Thatianny Galindo
http://lattes.cnpq.br/0853100131195263
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo com enfoque bibliográfico tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre o papel do erro para aprendizagem de matemática sob o ponto de vista da resolução de problemas. Para isso utilizamos parte dos resultados de dois projetos de pesquisa, o primeiro, intitulado “avaliar com os pés no chão... da classe de matemática”. Essa pesquisa foi desenvolvida por Araújo et.al (2002), aponta para uma forte correlação entre as dificuldades das crianças na aprendizagem de conceitos matemáticos, apontadas pelas professoras, e aquelas apresentadas por elas, professoras. Além disso, existe uma necessidade de atribuir modelos de resolução por parte do professor. A segunda pesquisa desenvolvida por Quintino et al (2008), “aprendendo com os erros: análise do erro de raciocínio e de cálculo nas produções escritas” entende o erro como algo a ser superado criando estratégias para transpor as dificuldades encontradas pelos alunos. Concluímos então, que a análise de erros pode ser empregada como uma estratégia de ensino e garantir resultados satisfatórios.