• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    A importância do erro nas atividades de matemática: uma reflexão a partir de pesquisas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    A IMPORTÂNCIA DO ERRO NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA_ - Thatianny Siqueira.pdf (651.9Kb)
    Data
    2021-06-06
    Autor
    Siqueira, Thatianny Galindo
    http://lattes.cnpq.br/0853100131195263
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente artigo com enfoque bibliográfico tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre o papel do erro para aprendizagem de matemática sob o ponto de vista da resolução de problemas. Para isso utilizamos parte dos resultados de dois projetos de pesquisa, o primeiro, intitulado “avaliar com os pés no chão... da classe de matemática”. Essa pesquisa foi desenvolvida por Araújo et.al (2002), aponta para uma forte correlação entre as dificuldades das crianças na aprendizagem de conceitos matemáticos, apontadas pelas professoras, e aquelas apresentadas por elas, professoras. Além disso, existe uma necessidade de atribuir modelos de resolução por parte do professor. A segunda pesquisa desenvolvida por Quintino et al (2008), “aprendendo com os erros: análise do erro de raciocínio e de cálculo nas produções escritas” entende o erro como algo a ser superado criando estratégias para transpor as dificuldades encontradas pelos alunos. Concluímos então, que a análise de erros pode ser empregada como uma estratégia de ensino e garantir resultados satisfatórios.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/403
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião