O posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática sobre a reforma do Ensino Médio: uma análise documental
Data
2021-08-24Autor
Paiva, Dranalina de Souza
http://lattes.cnpq.br/3458119560995559
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Ensino Médio foi reformado no Brasil através da Medida Provisória no 746/2016,
convertida na Lei no 13.415/2017. A reforma, em fase de implementação, impactou –
e permanece impactando – não apenas o Ensino Médio, mas também diversas
políticas educacionais. Nesse contexto, neste trabalho, temos como objetivo analisar
o posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) sobre a
reforma a partir de documentos publicados no site da Sociedade. Constituíram-se
referenciais teóricos sobre a reforma do Ensino Médio, autores críticos à essa
reformulação, tais como: Krawczyk e Ferretti (2017) e Lima, Neto e Rocha (2017). A
pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo documental. A coleta dos documentos
foi realizada no site da SBEM, considerando o mês de divulgação da MP no 746/2016,
setembro/2016, até março de 2021. Para a análise, organizamos o material e
realizamos a leitura segundo critérios da análise de conteúdo. Nossos resultados
mostraram que a Sociedade se posiciona de forma contraria à reforma. No entanto,
com o passar do tempo, atrelado a um pensamento crítico, há um movimento que
busca contribuir com a sua implementação de forma a contribuir com a formação dos
estudantes. Este trabalho poderá estimular novas discussões e reflexões sobre a
reforma e os seus impactos na formação da nossa juventude.