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    O posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática sobre a reforma do Ensino Médio: uma análise documental

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    O posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática sobre a reforma do Ensino Médio_ uma análise documental.pdf (232.3Kb)
    Data
    2021-08-24
    Autor
    Paiva, Dranalina de Souza
    http://lattes.cnpq.br/3458119560995559
    Metadata
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    Resumo
    O Ensino Médio foi reformado no Brasil através da Medida Provisória no 746/2016, convertida na Lei no 13.415/2017. A reforma, em fase de implementação, impactou – e permanece impactando – não apenas o Ensino Médio, mas também diversas políticas educacionais. Nesse contexto, neste trabalho, temos como objetivo analisar o posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) sobre a reforma a partir de documentos publicados no site da Sociedade. Constituíram-se referenciais teóricos sobre a reforma do Ensino Médio, autores críticos à essa reformulação, tais como: Krawczyk e Ferretti (2017) e Lima, Neto e Rocha (2017). A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo documental. A coleta dos documentos foi realizada no site da SBEM, considerando o mês de divulgação da MP no 746/2016, setembro/2016, até março de 2021. Para a análise, organizamos o material e realizamos a leitura segundo critérios da análise de conteúdo. Nossos resultados mostraram que a Sociedade se posiciona de forma contraria à reforma. No entanto, com o passar do tempo, atrelado a um pensamento crítico, há um movimento que busca contribuir com a sua implementação de forma a contribuir com a formação dos estudantes. Este trabalho poderá estimular novas discussões e reflexões sobre a reforma e os seus impactos na formação da nossa juventude.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/578
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
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