• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    A transição da aritmética para álgebra no livro didático: o caso da transposição didática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    A TRANSIÇÃO DA ARITMÉTICA PARA ÁLGEBRA NO LIVRO DIDÁTICO_ O CASO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA - Antonio Freitas.pdf (414.2Kb)
    Data
    2021-04-07
    Autor
    Freitas, Antônio dos Santos
    http://lattes.cnpq.br/7463279576808912
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Esse trabalho tem por objetivo investigar as aproximações e distanciamentos, entre o que é recomendando pela Base Nacional Curricular Comum e o Livro Didático. Para levantar questões sobre o objetivo, optamos em utilizar como fonte teórica a noção de transposição didática. A pesquisa foi centrada em alguns autores com trabalhos renomados na área em questão, autores como Almeida, Fiorentini, Dante alimentaram a pesquisa através de suas obras, as quais serviram como base para pesquisa. O trabalho está dividida em quatro partes, a primeira diz respeito a escolha do livro didático e seleção dos capítulos; na segunda procuramos aprofundar sobre o tema central, a passagem da aritmética para álgebra no 7o ano do ensino fundamental, bem como a base nacional curricular comum; a quarta etapa, analisamos as aproximações e distanciamentos. Os principais resultados apontam que os indicadores da BNCC não estão claros no livro didático. O livro mostra uma passagem da aritmética para álgebra de forma cautela, mas um pouco rápida.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/368
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião