A transição da aritmética para álgebra no livro didático: o caso da transposição didática
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/368/A%20TRANSI%c3%87%c3%83O%20DA%20ARITM%c3%89TICA%20PARA%20%c3%81LGEBRA%20NO%20LIVRO%20DID%c3%81TICO_%20O%20CASO%20DA%20TRANSPOSI%c3%87%c3%83O%20DID%c3%81TICA%20-%20Antonio%20Freitas.pdf.jpg?sequence=4&isAllowed=y)
Data
2021-04-07Autor
Freitas, Antônio dos Santos
http://lattes.cnpq.br/7463279576808912
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse trabalho tem por objetivo investigar as aproximações e distanciamentos, entre o que é
recomendando pela Base Nacional Curricular Comum e o Livro Didático. Para levantar
questões sobre o objetivo, optamos em utilizar como fonte teórica a noção de transposição
didática. A pesquisa foi centrada em alguns autores com trabalhos renomados na área em
questão, autores como Almeida, Fiorentini, Dante alimentaram a pesquisa através de suas
obras, as quais serviram como base para pesquisa. O trabalho está dividida em quatro partes,
a primeira diz respeito a escolha do livro didático e seleção dos capítulos; na segunda
procuramos aprofundar sobre o tema central, a passagem da aritmética para álgebra no 7o ano
do ensino fundamental, bem como a base nacional curricular comum; a quarta etapa,
analisamos as aproximações e distanciamentos. Os principais resultados apontam que os
indicadores da BNCC não estão claros no livro didático. O livro mostra uma passagem da
aritmética para álgebra de forma cautela, mas um pouco rápida.