• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Olhando a análise combinatória sob o ponto de vista da teoria da transposição didática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    OLHANDO A ANÁLISE COMBINATÓRIA SOB O PONTO DE VISTA DA TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICAf - Altemar Farias.pdf (466.7Kb)
    Data
    2021-04-07
    Autor
    Farias, Altemar Jatobá de
    http://lattes.cnpq.br/9643627305219337
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho tem o intuito de analisar as características relativas ao ensino de combinatória no livro didático do segundo ano do ensino médio; de maneira especial, centra-se na análise da abordagem do conceito inicial de análise combinatória trazido no livro didático e verificando se está abordagem ajuda a compreensão deste conceito pelo aluno e favorece o professor na sua elaboração didática e na gestão das aulas, ancoramos esta pesquisa na teoria da transposição didática, desenvolvida por Yves Chevallard. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico trazendo discussões teóricas acerca do livro didático e seu uso como ferramenta pedagógica. Os resultados apontam que o livro deve melhorar a sua contextualização do saber. Já o documento oficial a BNCC, precisa valorizar um pouco mais a análise combinatória, pois apresenta apenas uma competência relacionada ao conteúdo.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/366
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião