Olhando a análise combinatória sob o ponto de vista da teoria da transposição didática
Data
2021-04-07Autor
Farias, Altemar Jatobá de
http://lattes.cnpq.br/9643627305219337
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem o intuito de analisar as características relativas ao ensino de
combinatória no livro didático do segundo ano do ensino médio; de maneira especial,
centra-se na análise da abordagem do conceito inicial de análise combinatória trazido
no livro didático e verificando se está abordagem ajuda a compreensão deste conceito
pelo aluno e favorece o professor na sua elaboração didática e na gestão das aulas,
ancoramos esta pesquisa na teoria da transposição didática, desenvolvida por Yves
Chevallard. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico trazendo discussões
teóricas acerca do livro didático e seu uso como ferramenta pedagógica. Os
resultados apontam que o livro deve melhorar a sua contextualização do saber. Já o
documento oficial a BNCC, precisa valorizar um pouco mais a análise combinatória,
pois apresenta apenas uma competência relacionada ao conteúdo.