Navegação Licenciatura em Química por autor "http://lattes.cnpq.br/1216181508401844"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
Atividades experimentais nas concepções de professores de química do ensino médio
Alves, Brenda Carolyne Brasileiro; http://lattes.cnpq.br/5623216954824207 (IpojucaBrasil, 2024-03-22)O processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio requer constante reflexão e aprimoramento. Há vários estudos realizados nos últimos anos a respeito das abordagens, metodologias e recursos que podem ser utilizados ... -
Avaliação escolar no componente curricular química: concepções e práticas de docentes do ensino médio
Silva, Jonata José da; http://lattes.cnpq.br/8115625487352199 (IpojucaBrasil, 2020-12-16)As concepções docentes acerca da avaliação escolar apresentam-se como um campo de estudo que demanda contínuas reflexões no que se refere ao planejamento e aos resultados provenientes do processo ensino aprendizagem. ... -
O bom professor de Química nas percepções dos estudantes de um curso técnico em Química
Silva, Janaína Damares da; http://lattes.cnpq.br/1036572986508563 (IpojucaBrasil, 2025-04-25)O ensino de qualidade e efetivo é um pilar valorizado e discutido quando o assunto é o desenvolvimento educacional e profissional, tendo o professor um papel fundamental nesse desenvolvimento, visto que é ele quem orienta ... -
Compostagem de resíduos alimentares: uma abordagem em um ambiente escolar
Lira, Douglas Lopes; http://lattes.cnpq.br/1961780041699133 (Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)Pesquisas que abordem alternativas ecológicas para os resíduos gerados pela sociedade devem ser respaldadas nos dias atuais. A compostagem é uma dessas alternativas, mas para colocá-la em prática é preciso modificar ... -
Concepções docentes acerca da inclusão de estudantes com deficiência em aulas de Química numa escola da rede regular de Pernambuco
Santana, Mário José de; http://lattes.cnpq.br/9937632294044231 (IpojucaBrasil, 2020-12-15)Este estudo teve por objetivo conhecer concepções docentes acerca da inclusão de estudantes com deficiência em aulas de Química, ministradas numa escola da rede regular, no município do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco. ... -
Concepções docentes e discentes acerca do papel do estágio supervisionado na formação dos/as licenciandos/as em química do IFPE campus Ipojuca
Souza, Elenice Gomes de; http://lattes.cnpq.br/2449398203920706 (Campus IpojucaBrasil, 2017-11-08)Vários estudos nos apontam que o Estágio Supervisionado possibilita ao/à licenciando/a a interlocução entre os conhecimentos de cunho teórico e prático construídos ao longo da graduação, com o ... -
Concepções dos (as) docentes e licenciandos (as) sobre possibilidades e desafios de uso do livro didático de Química
Araujo, Rafael Silva de; http://lattes.cnpq.br/4874071476854959 (IpojucaBrasil, 2018-07-19)O estudo tem como objetivo descrever concepções dos (as) docentes e licenciandos (as) de Química sobre as possibilidade e desafios de uso do livro didático. Aborda-se o livro de Química do Ensino Médio que está incluído ... -
Desafios e estratégias utilizadas por estudantes com deficiência visual no estudo da Química no ensino médio
Santos, Sérgio Marivaldo dos; http://lattes.cnpq.br/8584380255787813 (IpojucaBrasil, 2024-03-21)Esse estudo teve como proposta investigar estratégias utilizadas por estudantes com deficiência visual para estudar Química no Ensino Médio. Nesta pesquisa foi feita uma abordagem qualitativa para que conseguíssemos observar ... -
Desenvolvimento do programa de ensino médio inovador (ProEMI) em escolas públicas de ensino médio na cidade do Cabo de Santo Agostinho-PE
Lacerda, Joanderson de Santana; http://lattes.cnpq.br/4690640969913598 (Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)Este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou verificar o desenvolvimento do Programa de Ensino Médio Inovador -ProEMI- em escolas públicas de Ensino Médio no município do Cabo de Santo Agostinho - PE. Foi ... -
Formação e prática docentes: concepções de docentes a respeito da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em um curso de Licenciatura em Química
Silva, Douglas Miguel Gomes da; http://lattes.cnpq.br/7677195765648217 (IpojucaBrasil, 2025-03-10)Ao longo do tempo o ensino das Ciências da Natureza e suas tecnologias vivencia um constante e dinâmico processo de transformação, favorecendo o surgimento de novas perspectivas e também de novos desafios. Observa-se que ... -
Monitoria acadêmica: tecendo relações entre o planejado, o realizado e o construído junto aos estudantes
Santos, Hannah Vitória de Souza; http://lattes.cnpq.br/6528938066162130 (IpojucaBrasil, 2020-12-18)Este estudo traz reflexões sobre as contribuições da monitoria acadêmica no componente curricular de Fundamentos da Educação I, em uma turma do 2° período do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de ... -
O novo ensino médio: perspectivas e mudanças para o ensino de química
Carmo, Kelvis Conrad do; http://lattes.cnpq.br/4539334587263288 (2021-02-26)O ensino no Brasil tem se transformado ao longo dos anos, marcado pelas fases da história do país. Com essas transformações, marcos importantes para a educação, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 5.652/71, que ... -
Perspectivas de docentes da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre a inclusão de estudantes com deficiência
Lins, Jameson Monteiro; http://lattes.cnpq.br/3628671631069714; Silva, Wellington Virgolino Lima da; http://lattes.cnpq.br/8380359710887012 (IpojucaBrasil, 2022-03-29)O presente trabalho teve como objetivo analisar as perspectivas de professores da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre inclusão dos Estudantes com Deficiência. Buscamos identificar possibilidades e desafios ... -
Processo ensino-aprendizagem de Química no contexto da pandemia de Covid-19: cenários e percepções docentes
Silva, José Rafael Santos Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/2657010422978784 (IpojucaBrasil, 2023-04-27)A pandemia de COVID-19, desencadeada em março de 2020, fez emergir dificuldades já latentes no processo ensino-aprendizagem, ao tempo que também trouxe novos desafios para todos os atores escolares, sendo assim, voltamos ... -
Proposta de Diagrama de Linus Pauling adaptado no processo de ensino-aprendizagem de Química para estudantes com deficiência visual
Carmo, Robson Francisco do; http://lattes.cnpq.br/1507969586808828 (IpojucaBrasil, 2024-03-21)Este presente estudo teve por objetivo verificar, como a tecnologia assistiva contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual em Química. Com isso, utilizou como proposta o uso de ... -
A relação gestão-professor no contexto pandêmico da Covid-19
Holanda, Victor Gabriel Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/4922023319764754 (IpojucaBrasil, 2023-03-29)O presente estudo teve por objetivo discutir os impactos da relação gestão-professor no processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Considerando que a gestão tem papel de coordenar e liderar as ações ... -
Ser um bom professor: representações sociais de professores do ensino médio e licenciandos em Quimica
Santos, José Everton do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/2426009502947279 (IpojucaBrasil, 2025-04-24)Com a compreensão de que a profissão docente tem seus desafios e que, assim como qualquer outro profissional, o professor construirá uma identidade docente que terá relação direta com a sua prática, o presente trabalho ... -
Tecnologias digitais nas aulas de química: integrando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais
Oliveira, Elionay Tenile da Silva de; não possui (IpojucaBrasil, 2018-10-04)Este estudo teve como objetivo geral descrever os tipos de conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) vivenciados pelo professor no processo de ensino aprendizagem de Química com uso das Tecnologias Digitais ...