Ser um bom professor: representações sociais de professores do ensino médio e licenciandos em Quimica

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Data
2025-04-24Autor
Santos, José Everton do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/2426009502947279
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Com a compreensão de que a profissão docente tem seus desafios e que, assim como qualquer outro profissional, o professor construirá uma identidade docente que terá relação direta com a sua prática, o presente trabalho teve por objetivo geral conhecer as características de um (a) bom/boa professor/a, a partir de representações sociais de licenciandos e docentes em Química do Ensino Médio. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, foi realizada por meio da aplicação de questionários mistos direcionados a professores e licenciandos em Química. Para analisar os dados construímos três categorias definidas a priori: identidade profissional docente, saberes docentes e formação para docência. Os principais dados encontrados nos revelaram que o bom professor apresenta um bom relacionamento com o aluno, conhecendo as suas principais dificuldades e utiliza este conhecimento prévio como ponto de partida para planejar e desenvolver as suas aulas. Outra característica que está agregada á identidade desse bom professor é o fato de conseguir relacionar a teoria com a prática, o que facilita a aprendizagem do estudante. Diante dos grandes desafios que enfrentam os professores, saber como é formada a identidade desses profissionais, os saberes essenciais à prática docente e as suas opiniões sobre a caracterização de um bom professor nos ajuda tanto para refletir sobre os perfis de quem já está atuando, como também os dos novos profissionais que estão se formando para atuarem no Ensino Médio.
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