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    Avaliação escolar no componente curricular química: concepções e práticas de docentes do ensino médio

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    TCC_AvaliaçãoEscolarNoComponenteCurricularQuímicaConcepçõesEPráticasDeDocentesDoEnsinoMédio.pdf (819.6Kb)
    Data
    2020-12-16
    Autor
    Silva, Jonata José da
    http://lattes.cnpq.br/8115625487352199
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    As concepções docentes acerca da avaliação escolar apresentam-se como um campo de estudo que demanda contínuas reflexões no que se refere ao planejamento e aos resultados provenientes do processo ensino aprendizagem. Considerando as ideias de Vasconcellos (1995), Hoffmann (1996) e Luckesi (2005) compreendemos a importância da avaliação escolar diante das práticas pedagógicas e na construção do conhecimento do estudante. Este Trabalho de Conclusão de Curso, buscou identificar concepções e práticas docentes que permeiam a avaliação escolar no componente curricular Química numa Escola de Ensino Médio, da Rede Estadual de Pernambuco. Por meio da observação de aulas ministradas pelas professoras participantes pudemos acompanhar como as práticas avaliativas são realizadas, como é a interação entre professor e estudantes na sala de aula. Com os dados construídos a partir da aplicação de um questionário misto, verificamos que as participantes apresentam diferentes concepções sobre avaliação escolar. Para planejar e realizar as atividades avaliativas dos estudantes as participantes reservam tempo diferentes baseadas em suas próprias organizações, assim como critérios e instrumentos específicos para cada situação avaliativa. Esta pesquisa nos possibilitou acessar informações e refletir sobre como o processo avaliativo no componente curricular Química é desenvolvido num determinado contexto. Assim, reconhecemos a importância de ampliarmos os estudos sobre a prática avaliativa, buscando tornar o processo ensino aprendizagem mais efetivo tanto para o estudante, como para o professor.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/263
    Collections
    • Licenciatura em Química
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