Avaliação escolar no componente curricular química: concepções e práticas de docentes do ensino médio
Data
2020-12-16Autor
Silva, Jonata José da
http://lattes.cnpq.br/8115625487352199
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As concepções docentes acerca da avaliação escolar apresentam-se como
um campo de estudo que demanda contínuas reflexões no que se refere ao
planejamento e aos resultados provenientes do processo ensino
aprendizagem. Considerando as ideias de Vasconcellos (1995), Hoffmann
(1996) e Luckesi (2005) compreendemos a importância da avaliação escolar
diante das práticas pedagógicas e na construção do conhecimento do
estudante. Este Trabalho de Conclusão de Curso, buscou identificar
concepções e práticas docentes que permeiam a avaliação escolar no
componente curricular Química numa Escola de Ensino Médio, da Rede
Estadual de Pernambuco. Por meio da observação de aulas ministradas
pelas professoras participantes pudemos acompanhar como as práticas
avaliativas são realizadas, como é a interação entre professor e estudantes
na sala de aula. Com os dados construídos a partir da aplicação de um
questionário misto, verificamos que as participantes apresentam diferentes
concepções sobre avaliação escolar. Para planejar e realizar as atividades
avaliativas dos estudantes as participantes reservam tempo diferentes
baseadas em suas próprias organizações, assim como critérios e
instrumentos específicos para cada situação avaliativa. Esta pesquisa nos
possibilitou acessar informações e refletir sobre como o processo avaliativo
no componente curricular Química é desenvolvido num determinado
contexto. Assim, reconhecemos a importância de ampliarmos os estudos
sobre a prática avaliativa, buscando tornar o processo ensino aprendizagem
mais efetivo tanto para o estudante, como para o professor.