Proposta de Diagrama de Linus Pauling adaptado no processo de ensino-aprendizagem de Química para estudantes com deficiência visual
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Data
2024-03-21Autor
Carmo, Robson Francisco do
http://lattes.cnpq.br/1507969586808828
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Este presente estudo teve por objetivo verificar, como a tecnologia assistiva contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual em Química. Com isso, utilizou como proposta o uso de material didático adaptado, na tentativa de garantir a equidade no âmbito escolar. A escassez de materiais didáticos inclusivos, abre a discussão sobre a importância em investir em formação profissional qualificada, e no incentivo da criação de materiais que sejam acessíveis para atender as necessidades específicas de cada estudante. A metodologia aplicada foi do tipo pesquisa-ação com caráter qualitativo, e uma amostragem por conveniência não-probabilística, compostas por entrevistas e questionários semiestruturadas ao qual possibilitou as análises por categorias. Para a coleta de dados, participaram uma docente especialista em Química, e uma estudante do 3º ano do Ensino Médio acompanhada de uma docente especialista em AEE. A aplicação do protótipo como proposta de apoio nas aulas de Química, foi bastante favorável, uma vez que sua utilização é simples e intuitiva. Com isso, verificou-se que a funcionalidade deste protótipo, se mostrou eficaz como recurso prático em sala de aula, por ser de fácil utilização, e por permitir uma autonomia ao estudante com deficiência visual, para o professor, torna-se uma ferramenta importante que pode ser utilizada como estratégia de equidade entre os estudantes sem distinção ou privilégio.
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