Tecnologias digitais nas aulas de química: integrando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais
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Data
2018-10-04Autor
Oliveira, Elionay Tenile da Silva de
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Este estudo teve como objetivo geral descrever os tipos de conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) vivenciados pelo professor no processo de ensino aprendizagem de Química com uso das Tecnologias Digitais (TD). Determinou-se os seguintes objetivos específicos: verificar as tecnologias digitais disponíveis para uso dos professores na escola e identificar os tipos de conteúdos que o professor ensina com uso das Tecnologias Digitais. A discussão sobre tecnologias digitais nas aulas de Química: integrando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, baseouse teoricamente a partir das discussões de MORAN, (2013); KENSKI, (2012), p.21); mudança de comportamento mediados pelas tecnologias (KENSKI, 2012, p.21); tecnologias digitais voltadas para Educação (KENSKI, 2012); possibilidades de uso das tecnologias digitais nas aulas de Química; pilares da educação (DELORS, 2010) e os conteúdos e o ensino da Química (ZABALA, 1998; VASCONCELLOS, 2008). Neste estudo utiliza-se uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a análise dos dados utilizou a análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Os instrumentos para produção dos dados foram o questionário semiestruturado e a entrevista semiestruturada. O campo empírico foi uma escola estadual localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, no estado de Pernambuco e o sujeito participante um professor efetivo licenciado em Química. As categorias foram elencadas a partir dos estudos de Zabala (1998), trata-se dos conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais e como subcategorias os quatros pilares proposto por Delors para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Os resultados são apresentados em três tópicos: Perfil do docente de Química, tecnologias digitais disponíveis na escola e conteúdos vivenciados pelo professor no processo de ensino aprendizagem de Química com uso das tecnologias digitais. A partir da análise dos dados, foram encontrados registros que determinam que é possível integrar os três tipos de conteúdos com uso das TD nas aulas de Química. Entretanto percebe-se a necessidade de formação continuada referente ao uso das TD no processo de ensino aprendizagem de Química.