O bom professor de Química nas percepções dos estudantes de um curso técnico em Química

Visualizar/ Abrir
Data
2025-04-25Autor
Silva, Janaína Damares da
http://lattes.cnpq.br/1036572986508563
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ensino de qualidade e efetivo é um pilar valorizado e discutido quando o assunto é o desenvolvimento educacional e profissional, tendo o professor um papel fundamental nesse desenvolvimento, visto que é ele quem orienta e direciona os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. No contexto dos cursos técnicos a atuação docente assume ainda maior relevância, pois influencia diretamente a preparação dos estudantes para a vida profissional. Esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: Quais características os estudantes de um curso técnico em Química consideram essenciais ao perfil de um bom professor Química? Objetivando identificar, a partir da percepção dos estudantes os aspectos pedagógicos, didáticos, técnicos e relacionais que definem um bom professor, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio da aplicação de um questionário misto a estudantes de um curso técnico subsequente em Química. Os resultados evidenciaram que os estudantes valorizam não apenas o conhecimento técnico dos professores, mas também sua capacidade de tornar o conteúdo acessível e relevante para o cotidiano dos alunos. Em relação ao domínio do conhecimento técnico, a compreensão e utilização das normas da segurança e técnicas necessárias para as atividades de laboratório, foram consideradas características essenciais ao bom professor de Química. A relação professor-aluno se destacou como o aspecto mais relevante na percepção dos participantes, ressaltando o respeito e atenção às necessidades individuais dos estudantes. Entender tais características possibilita a reflexão docente sobre a própria atuação, promovendo práticas pedagógicas mais eficientes e uma formação mais significativa.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: