Now showing items 555-574 of 1053

    • Gestão de áreas verdes públicas na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil 

      Paz, Ubirajara Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/9414882995303197 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-18)
      As áreas verdes são elementos imprescindíveis na paisagem urbana e componentes do patrimônio, construído ou natural. Têm essa importância pela notória contribuição aos aspectos físicos que marcam a morfologia da cidade e ...
    • Gestão de estoques de manutenção, reparo e operação: um estudo de caso em uma indústria petroquímica 

      Alves, Fernando Jorge; http://lattes.cnpq.br/2622977572611432 (Campus - Cabo de Santo AgostinhoBrasil, 2022-08-10)
      Este trabalho possui o objetivo de definir quais estratégias de reposição são adequadas para os itens MRO, no contexto de uma indústria petroquímica. O estoque atual de MRO da fábrica possui diversos itens com modelos ...
    • A gestão democrática escolar e a contribuição do movimento estudantil 

      Oliveira, Sheila Almeida de; http://lattes.cnpq.br/6790446676041523 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-28)
      A presente pesquisa tem a Gestão Democrática como temática abordada, tendo como objeto de estudo sua relação com o Movimento Estudantil; em particular, com as ocupações escolares realizadas, no segundo semestre do ano de ...
    • Gestão democrática na EPT: reflexões sobre a participação de egressos e egressas na vida institucional 

      Silva, Márcia Girlene e; http://lattes.cnpq.br/6209607361271127 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)
      Embora a existência de um regulamento de acompanhamento de egressos como parte de uma política institucional no IFPE seja realidade, sua implementação ainda não é efetiva, seja por desconhecimento dos agentes institucionais ...
    • Gestão democrática: participação docente na gestão do currículo do ensino médio integrado 

      Vidal, Gerciane Rondônia; http://lattes.cnpq.br/3346451140984277 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)
      Esta pesquisa teve como objeto de estudo a gestão democrática e sua relação com a gestão do currículo. A investigação teve como objetivo geral analisar as formas de participação dos docentes no processo de tomada de ...
    • Gestão do conhecimento na área de Tecnologia da informação: um estudo de caso da percepção sobre compartilhamento de conhecimento entre profissionais de TI 

      Vieira, Elifas Carvalho; : http://lattes.cnpq.br/2685151639907594 (Jaboatão dos GuararapesBrasil, 2021-03-16)
      O ambiente competitivo do mundo corporativo sofreu um grande impacto quando recursos físicos deixaram de ser o principal diferencial estratégico, dando lugar a recursos intangíveis, mudando o foco das empresas para a ...
    • Gestão participativa nas unidades de conservação: o caso do refugio de vida silvestre Mata do Engenho Uchoa, Pernambuco, Brasil 

      Caldas, Patrícia Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4320480528633949 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2015-09-18)
      O trabalho aborda um olhar sobre as novas formas de gestão de Unidades de Conservação, a partir das diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A pesquisa objetiva analisar a ...
    • Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho 

      Morais, Johana de Angelis Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/4363532061662650 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-09)
      Este estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus ...
    • O gênero termo de declarações na comunidade discursiva jurídico-policial: uma análise sociorretórica 

      Ferreira, Dinalci de Souza Tenório; http://lattes.cnpq.br/7337124605947000 (GaranhunsBrasil, 2021-09-29)
      Este trabalho tem como objetivo analisar o gênero Termo de Declarações, a fim de identificar a organização retórica, as formas estruturais relativamente estáveis do gênero, além de analisar escolhas linguísticas e recursos ...
    • Gênero textual na esfera jornalística 

      Nunes, Valfrido da Silva (Pá de Palavra, 2020)
    • Governança das águas nas bacias hidrográficas dos rios una e Ipojuca, em Pernambuco, Brasil 

      Nascimento, Priscila Paredes do; http://lattes.cnpq.br/5031307070431372 (RecifeBrasil, 2020-09-30)
      A equidade e a eficiência nos usos dos recursos hídricos devem ser consideradas atualmente, visto seus usos múltiplos e crescente demanda, muitas vezes comprometendo a qualidade e quantidade das águas das bacias hidrográficas. ...
    • Guia básico de utilização do software Arcgis PRO 

      Ferreira, Aída Araújo; Silva, Luiz Paulo Alves; Carvalho, Vânia Soares de; Barbosa, Ioná Maria Beltrão Rameh; http://lattes.cnpq.br/8515798754882166; Ioná Maria Beltrão Rameh Barbosa; http://lattes.cnpq.br/3171196198128324; 0000-0002-8849-7095; 0000-0002-2532-287X; http://lattes.cnpq.br/0773387660250730; http://lattes.cnpq.br/6015696782602101; Vânia Soares de Carvalho; Luiz Paulo Alves Santos; autor_principal; autor_principal; autor_principal; autor_principal; autor_principal (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoRecifeBrasil, 2023-05-03)
      O ArcGIS Pro é um software de GIS (Geographic Information Systems) para desktop que possui um conjunto de recursos integrados voltados à área da informação geográfica, de propriedade da empresa americana Environmental ...
    • Guia de Impressão synesthesia vision : iluminando vidas 

      Ferreira, Aída Araújo; http://lattes.cnpq.br/8515798754882166; Gilmar Gonçalves de Brito; http://lattes.cnpq.br/3706711468701771; https://orcid.org/0000-0002-5795-1398; https://orcid.org/0000-0002-8849-7095; https://orcid.org/0000-0003-4835-7378; http://lattes.cnpq.br/3171196198128324; http://lattes.cnpq.br/0773387660250730; http://lattes.cnpq.br/0731639653204720; Ioná Maria Beltrão Rameh Barbosa; Vânia Soares de Carvalho; Ronaldo Ribeiro Barbosa de Aquino; autor_principal; autor_secundario; autor_secundario; autor_secundario; autor_secundario (Do autorRecifeBrasil, 2024-04-11)
      Neste guia, apresentaremos um breve percurso que guiará você pelo universo da Impressão 3D e suas potencialidades, especialmente no âmbito educacional. Em cada seção, apontaremos os fundamentos para proporcionar uma ...
    • Guia educativo para acolhimento a pessoa enlutada 

      Silva, Ana Gabriella Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/0711419521006832 (PesqueiraBrasil, 2021-11-30)
      construir guia educativo para acolhimento de pessoas adultas enlutadas. Métodos: estudo metodológico, realizado em duas etapas subsequentes: revisão de escopo conduzida para agrupar informações sobre intervenções e ...
    • Guia para abordagem didática da diversidade Étnico-Racial 

      Monick Alves de Moura Severo; Valquiria Farias Bezerra Barbosa (Os autores., 2023-10-30)
      A educação brasileira possui realidade alicerçada na diversidade dos indivíduos, fomentada a partir de uma legislação que concebe a obrigatoriedade de uma educação intercultural. O “Guia para Abordagem Didática da Diversidade ...
    • Guia para o desenvolvimento de aplicativo móvel para Ccomunicar desastres e crimes ambientais 

      Wolney Alexandre Pereita da Silva (Do autor, 2023-11-30)
      Este guia foi elaborado tendo em vista a necessidade de desenvolvimento de uma solução tecnológica, que possibilite aos cidadãos comunicarem às autoridades ocorrências de desastres e crimes ambientais, aumentando e ...
    • Guia-me: um sistema de recomendação para ajudar a iniciar ou migrar de carreira no mercado de TI 

      Gomes, Everton Lucas de Lima; http://lattes.cnpq.br/2573067391782293; Patriota, Matheus da Silva Coimbra; http://lattes.cnpq.br/2141146104011310 (Belo JardimBrasil, 2023-06-29)
      Entrar no mercado de trabalho de TI pode ser desafiador, especialmente para iniciantes e pessoas que buscam migrar de outras carreiras. A competitividade e a demanda por conhecimento e habilidades específicas tornam essa ...
    • Hibridismo musical na música popular brasileira instrumental: um estudo documental de um solo improvisado do saxofonista Cacá Malaquias 

      Santos, Ayrton Ferreira Costa dos; http://lattes.cnpq.br/1090106994386073 (Belo JardimBrasil, 2020-08-31)
      O presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento documental. A investigação aqui feita aborda questões sobre o hibridismo musical em um solo improvisado de uma música popular brasileira instrumental, ...
    • Horta escolar agroecológica: cultivando saberes com crianças da comunidade quilombola do Engenho Siqueira em Rio Formoso, PE 

      Ferreira, Antony Fernando da Silva; http://lattes.cnpq.br/6368066253495034 (BarreirosBrasil, 2023-12-07)
      O presente trabalho vem com uma proposta de apresentar os resultados obtidos na experiência de implantação e manutenção de uma horta agroecológica na Escola Municipal José Minervino Roberto situada na Comunidade Quilombola ...
    • I Festival de Cinema ao Ar Livre do Paulista : uma proposta para o Ecoparque das Paineiras 

      Aquino, Alexandra Tereza Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3320080035790710; Nascimento, Jéssica Karoline Lima do; http://lattes.cnpq.br/7191710097562243 (RecifeBrasil, 2023-11-16)
      O projeto apresenta a proposta da criação de um festival de cinema ao ar livre com o objetivo de fortalecer a utilização do Ecoparque das Paineiras para eventos, como uma ferramenta para possibilitar a cultura e ...