A Educação Profissional e Tecnológica de jovens e adolescentes em medida socioeducativa: iniciativas no âmbito do Instituto Federal de Pernambuco
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-23Autor
Santos, Gidair Lopes dos
http://lattes.cnpq.br/9049031307035763
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa versa sobre a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o público de
jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e violação de direitos, no âmbito do
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Tem como objetivo
compreender a gestão dos espaços pedagógicos nos cursos de qualificação profissional voltados
aos jovens e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, tendo como unidade de
análise o Campus Caruaru. Trata-se de uma proposta de pesquisa de abordagem qualitativa, de
natureza aplicada. Segundo a concepção apresentada por Gil (2010), esta pesquisa caracteriza-se
como descritiva e explicativa, tendo como procedimentos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica,
a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram o
questionário e a entrevista semiestruturada, os quais foram aplicados com jovens egressos, com
professores e com gestores dos cursos. A análise de conteúdo de Bardin (2011) foi a técnica de
análise de dados utilizada. Parte-se da premissa de que a qualificação profissional dos
socioeducandos é de grande relevância enquanto política pública de educação, em observância
ao direito à profissionalização preconizado pela legislação afeta à infância, adolescência e
juventude. O referencial teórico contemplou a categoria educação e trabalho na perspectiva de
Antonio Gramsci, a perspectiva de espaços pedagógicos sob o constructo teórico da Pedagogia
Histórico-Crítica (PHC) em Demerval Saviani, e a Socioeducação a partir de Antônio Carlos
Gomes da Costa. Em que pese a positiva avaliação dos alunos egressos, dos professores e dos
gestores acerca dos cursos de qualificação profissional dos socioeducandos no âmbito do IFPE,
achados da pesquisa sinalizam a necessidade de investimento na formação inicial e continuada
dos docentes envolvidos, mediante a oferta de formação que contemple conteúdos sobre a PHC,
sobre os direitos do público infantojuvenil e, também, sobre a concepção socioeducativa, tanto
no que diz respeito às aproximações conceituais da socioeducação, como acerca das
especificidades da prática docente enquanto intervenção socioeducativa necessária ao trabalho
pedagógico voltado a esse alunado
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: