Educação Profissional e Tecnológica: avaliação de curso como instrumento de gestão curricular no contexto do processo de verticalização do ensino
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Data
2024-10-10Autor
Costa, Luiz Henrique Monteiro Barreto da
http://lattes.cnpq.br/8851193822948581
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Mostrar registro completoResumo
O presente estudo objetiva analisar os limites e possibilidades da modalidade de
avaliação de curso no contexto do processo de verticalização do ensino, com a
finalidade de permitir o aprimoramento da efetividade acadêmica e social,
fundamentada na promoção de valores democráticos e na melhoria da qualidade
da Educação Profissional e Tecnológica de modo a orientar a expansão na oferta
de vagas. A pesquisa tem por referencial teórico-metodológico o conceito de
Avaliação Emancipatória de Ana Maria Saul (1995, 2002, 2006, 2023) e como
categoria teórica de verticalização Pacheco (2011), Ribeiro (2022), Fernandes
(2013), Rôças e Bomfim (2017), Franco e Oliveira (2014), Curi et al. (2023),
Moreira (2016), Zambon e Loureiro (2018). A análise foi subsidiada pela
avaliação democrática de MacDonald (1995), pela política educacional e
educação libertadora de Paulo Freire (1980, 2019) e pelos documentos
institucionais do Senac. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica subsidiada em
Albuquerque (2016), Arcoverde (2016), Balzan (2011), Eloi (2015), Frigotto
(2010; 2012), Gomes (2018), Kuenzer (2010), Ma (2023), Moll (2010), Moretto
(2007), Moura (2010), Ribeiro (2005, 2022), Silva (2015, 2020, 2023), Dias
Sobrinho (2003, 2010, 2011) e Teixeira (2023). A concepção do produto foi
orientada pelas contribuições de Norma (2008), Krug (2014), Colombo (2023) e
Dourado (2023), cujos apontamentos permitiram a estruturação e
implementação das ideias apresentadas. Os procedimentos metodológicos da
pesquisa caracterizam-se por ser de natureza qualitativa. Constituíram o eixo
metodológico autores como Gil (2010), Creswell (2014), Bauer (2015) e Gaskell
(2015), Lankshear (2008) e Knobel (2008), que ofereceram diretrizes essenciais
para a condução rigorosa e sistemática da pesquisa. Definiu-se como campo de
estudo a Instituição Senac Pernambuco, onde os dados foram obtidos por meio
da coleta de pesquisa bibliográfica e documental, observações de campo e
aplicação de questionários desenvolvidos com estudantes, professores e corpo
técnico-administrativo, nos níveis de Ensino Médio Integrado, Graduação e Pós-
Graduação. Utilizou-se para investigação dos dados a análise de conteúdo
Bardin (2011). Os resultados permitiram a construção do produto educacional, o
instrumento de avaliação de curso e sua aplicabilidade. Concluiu-se que o
estabelecimento de uma avaliação de curso sistemática, contínua e participativa
permite o levantamento de indicadores para promoção de uma gestão eficaz da
qualidade da educacional e o aprimoramento da prática pedagógica dialogada
nas diferentes modalidades de ensino, garantindo que os atores educacionais
alcancem seus objetivos traçados.
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