Educação sexual e o ensino de ciências: análise do uso de anticoncepcionais a partir de uma proposta didática interdisciplinar direcionada às estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Barreiros
Visualizar/ Abrir
Data
2022-05-26Autor
Ribeiro, Keith Alves
http://lattes.cnpq.br/3122006326960068
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A sexualidade está presente na vida do indivíduo desde o seu nascimento, e o acompanha durante toda sua vida. A sexualidade envolve todas as formas de busca e vivência do prazer. O processo de desenvolvimento da sexualidade sofre influências de estímulos externos vindos do meio social do indivíduo. Diante disto, destaca-se a importância do estudo das temáticas relacionadas a educação sexual em sala de aula, visto que na adolescência os jovens estão conhecendo seu corpo e seus desejos. Desta forma, este trabalho objetivou responder a seguinte problemática, qual a compreensão das estudantes do Ensino Médio sobre a Educação Sexual, o Ensino de Ciências, o uso de anticoncepcionais bem como às consequências e os efeitos deste uso. A metodologia deste trabalho consiste na aplicação de uma sequência didática baseada na Experiência do Ciclo de Kelly, envolvendo a temática do uso dos métodos contraceptivos, por meio de uma intervenção didática realizada no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Pernambuco-Campus Barreiros. Para tratamento dos resultados foi utilizado a Análise de Conteúdo de Bardin. A aplicação do projeto auxiliou as adolescentes a conhecer mais sobre a diferença de sexo e sexualidade, a entender a importância do uso de métodos contraceptivos, além de saberem como estes funcionam em seu corpo. Diante do conhecimento adquirido nesta pesquisa, foram sugeridas ações de saúde dirigidas para a prevenção dos efeitos colaterais relacionados ao uso indevido de anticoncepcionais orais
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: